As matérias do Redação em Campo só podem ser reproduzidas mediante a citação da fonte!
O Coritiba garantiu mais um ponto no Brasileirão 2011 graças ao empate com o Internacional no Beira Rio, pela 24ª rodada. Oscar abriu o placar para o Colorado e Emerson empatou para o Verdão. O Coxa se manteve na nona posição, agora com 33 pontos. Já o Inter perdeu a chance de entrar na zona da Libertadores e continua em sétimo.
Oscar abre o placar no primeiro minuto
No duelo entre o melhor ataque do Brasil em 2011, do Coritiba, com 124 gols marcados, e o artilheiro da temporada, Leandro Damião, com 40, a bola não demorou para balançar a rede. Numa bobeada do volante Leandro Donizete, Damião ganhou a bola do lado direito e cruzou para Oscar desviar de pé direito pro fundo do gol de Vanderlei, logo a um minuto de jogo.
Aos 15, o Colorado marcou mais um, mas o árbitro Sandro Meira Ricci anulou. Andrezinho cobrou escanteio da direita e Leandro Damião subiu livre para cabecear pro gol. Porém, Dellatorre, em posição irregular, tentou desviar antes da bola cruzar a linha. O curioso foi que Damião não percebeu que o gol havia sido anulado e ficou comemorando com uma dancinha para a torcida.
No lance seguinte, quase o empate do Coritiba. Rafinha recebeu passe em profundidade pela direita e achou Bill na risca da pequena área. O camisa 9 do Coxa pegou fraco na bola, que ficou fácil para Muriel.
Apesar de ter muito mais posse de bola, com quase 70% em alguns momentos, o Verdão não conseguia chegar com perigo e quem criava as melhores jogadas era o Internacional. Aos 25, Kléber puxou para o meio e deixou Leandro Damião na cara do gol, mas o centroavante tentou tirar muito de Vanderlei e acabou mandando a chance para fora.
O camisa 9 do Inter e da Seleção Brasileira teve mais uma grande chance aos 32. Após jogada e cruzamento de Dellatorre, Damião se antecipou a zaga, deu um leve toque e acertou a trave. Kléber também tentou em cobrança de falta e Vanderlei fez uma linda defesa, espalmando para a linha de fundo.
Com a falta de jogadas agudas do Coritiba, Marcos Aurélio tentou o gol em jogada individual e chute de esquerda de longe, mas sem direção. A finalização foi apenas a terceira dos paranaenses no primeiro tempo.
Já nos acréscimos, o goleiro Vanderlei quase entregou o ouro. O camisa 1 tentou evitar um lateral e acabou dando a bola de presente para Leandro Damião, que não conseguiu aproveitar a oportunidade.
Emerson marca no começo e Vanderlei defende pênalti
Sem alterações, Internacional e Coritiba voltaram para o segundo tempo. Se na primeira etapa o gol do Inter saiu logo no início, o empate do Coxa também não demorou para vir após o intervalo.
Logo aos dois minutos, Marcos Aurélio bateu falta com força para dentro da área e o zagueiro Emerson, com coragem, meteu a cabeça na bola para empatar a partida. Foi o quarto gol do zagueiro-artilheiro no Brasileirão e o 10º em 2011.
Com o jogo muito truncado e sem grandes oportunidades de gol, o técnico Dorival Júnior tirou o jovem Dellatorre e colocou Ilsinho. Junto com o camisa 11, veio a forte chuva no Beira Rio.
Com um meia a mais em campo, os donos da casa melhoraram um pouco e conseguiam chegar com mais facilidade a intermediária coxa branca. Após cruzamento de Guiñazu, Leandro Damião dominou, adiantou e foi derrubado pelo goleiro Vanderlei. Pênalti para o Inter. O Coritiba reclamou muito, pois no início da jogada, Damião teria dominado com o braço. Na cobrança, Kléber bateu no canto esquerdo e Vanderleifoi buscar.
Apesar de ter maior posse de bola também no segundo tempo, o Coritiba sofria pressão do Internacional e só levava perigo nas jogadas de bola parada. Tcheco bateu falta para área e o zagueiro Luccas Claro desviou de cabeça, assustando o goleiro Muriel.
A resposta do Colorado veio através de Oscar. Andrezinho recebeu do lado direito e, já dentro da área, cruzou na cabeça do camisa 10, que acertou a trave. Oscar, novamente, teve mais uma grande chance. O meia girou em cima do marcador e bateu de esquerda, rente a trave de Vanderlei.
O final do jogo foi praticamente do ataque colorado contra a defesa coxa branca, que levou a melhor, conseguiu se segurar e garantiu mais um ponto para o Verdão.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 1 X 1 CORITIBA
Internacional:Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Juan e Kléber; Elton, Guiñazu, Andrezinho (Jô) e Oscar; Dellatorre (Ilsinho) e Leandro Damião.
Técnico: Dorival Júnior.
Coritiba: Vanderlei; Jonas, Luccas Claro, Emerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete, Willian, Tcheco (Gil) e Rafinha; Marcos Aurélio (Everton Costa) e Bill (Caio Vinícius).
Técnico: Marcelo Oliveira.
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).
Data/Horário: 18/09/2011, às 18h00.
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF).
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO).
Público/Renda: 18.069 pagantes/ 20.360 total/ R$ 296.150,00.
Cartões amarelos: Emerson, Tcheco, Vanderlei, Rafinha e Lucas Mendes, do Coritiba. Ilsinho, do Internacional.
Gols: Oscar, a 1 minuto do primeiro tempo. Emerson, aos 2 minutos do segundo tempo.
_
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.