Terceira Divisão Paranaense 2011: saiba mais sobre os clubes participantes

As matérias do Redação em Campo só podem ser reproduzidas mediante a citação da fonte!

Na próxima quarta-feira (31), tem início o Campeonato Paranaense de Futebol da Terceira Divisão 2011. A princípio, a competição estava programada para começar no dia 28 de agosto, porém, na terça-feira (23), a Federação Paranaense de Futebol (FPF), divulgou nota informando o adiamento em virtude das condições climáticas no Estado nos últimos dias. E neste ano, 11 equipes estão na briga por duas vagas na Divisão de Acesso de 2012.

O norte paranaense está representado em peso. Oitos equipes são da região e a cidade com mais representantes é Londrina, com três equipes: PSTC, Junior Team e Cincão. Os outros representantes da região norte são Cambé, Platinense, Grêmio Maringá, Colorado e Matsubara.

A Região Metropolitana de Curitiba terá o Grêmio Recreativo Esportivo Campo Largo, (Grecal) como representante. O sudoeste terá o Francisco Beltrão - que vem do rebaixamento da Divisão de Acesso em 2010 -, e o noroeste, o AFA Umuarama. O Pato Branco, também rebaixado da Divisão de Acesso em 2010, já havia declarado no início deste ano que, por questões financeiras, poderia desistir da competição.

Diferente da Terceirona 2010 - que teve seis equipes seguindo para a segunda fase - este ano, os times também foram separados em dois grupos, que se enfrentam entre si, em turno e returno, mas apenas as duas melhores classificadas de cada grupo avançam para as semifinais. Os times finalistas disputam o título da Terceirona, e consequentemente se classificam para a Segundona de 2012.

No Grupo A estão: Francisco Beltrão, Colorado, Grêmio Maringá, AFA Umuarama e Grecal. E no Grupo B: PSTC, Matsubara, Junior Team, Cincão, Cambé e Platinense.

Saiba mais sobre as equipes participantes:

 

AFA Umuarama
Cidade: Umuarama
Data de fundação: 4 de dezembro de 2006
Região: Noroeste
Estádio: Lúcio Pepino com 7 mil lugares
Técnico: Terra Junior (interino)

A equipe do AFA Umuarama foi fundada em 4 de dezembro de 2006 com o nome Associação de Futebol da Amerios*. Disputou a Divisão de Acesso em 2007, 2008 e 2009 tendo neste último terminado em 6º lugar na classificação. No ano de 2010, as dificuldades em conseguir apoio para montagem do time acabaram levando o presidente do clube Welton Lopes Terra Junior em anunciar a desistência da competição. Sendo assim, o clube foi rebaixado para a Terceirona 2011.

Para a disputa da competição este ano, a prefeitura de Umuarama e também comerciantes locais tem dado apoio ao time. Um dos destaques do elenco 2011 é a média de idade dos jogadores que é de 22 anos.

* AMERIOS – Associação dos Municípios Entre Rios.

 

__

 

 

 

 

C.A Cambé
Cidade: Cambé
Data de fundação: 13 de março de 1989
Estádio: Estádio Municipal José Garbelini (ou Estádio da Curva) com 5 mil lugares
Região: Norte
Técnico: Adalberto de Jesus

O Clube Atlético Cambé, ou simplesmente CAC de Cambé, conhecido como “Galo da Comarca”, é uma importante agremiação na formação de jogadores e nas disputas do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da Primeira Divisão, onde conquistou acessos, sempre incentivado pela torcida.

Regressou nos primeiros anos de 2000, participando regularmente das categorias profissionais e de juniores, e se notabilizou quando conquistou a Terceira Divisão, em 2006. A partir de 2010 voltou a competir profissionalmente. Disputou a Terceira Divisão, no Grupo A, e não conseguiu avançar para a segunda fase.

__

 

Cincão E.C
Cidade:
Londrina
Data de fundação: agosto de 2010
Estádio: Estádio Luiz de Sá com 6 a 8 mil lugares
Região: Norte
Técnico: Evandro Guimarães

O Cincão Esporte Clube foi fundado após um projeto de reativação do Esporte Clube Londrina ser impedido pela semelhança com o nome Londrina Esporte Clube (LEC). O clube é presidido pelo empresário Gilberto Ponce, que pleiteou o mesmo cargo no LEC, em 2009, porém a justiça cancelou a eleição. O vice-presidente é o também empresário Luiz Carlos Pereira. Em fevereiro de 2011, o Cincão fechou a parceira com Marília de Imperatriz (MA) de onde veio o técnico Evandro Guimarães, que comandou por dois anos e meio o time maranhense.

O time iniciou o ano com o projeto de levar o time júnior à Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2012. Em agosto o time sub-20 disputou o Torneio Internacional Cotiff em Valência/ESP, e após um empate com o Santos, os dois times foram eliminados da competição. Além disso, Evandro Guimarães foi eleito o melhor técnico do torneio.

__

 

Colorado Atlético Clube
Cidade: Colorado
Data de fundação: 20 de abril de 1998
Região: Norte
Estádio: Francisco Borges de Campo com 3 mil lugares
Técnico: Renato Castro

Fundado em 20 de abril de 1998 como Associação Atlética Cintos Mima, a equipe do norte paranaense trocou de nome em 03 de outubro de 2000 e passou a se chamar Colorado Atlético Clube. É o time da cidade de Colorado, que está localizada praticamente na divisa com o estado de São Paulo e que possui uma população estimada de 20 mil habitantes**.

Um dos objetivos do Colorado AC é dar oportunidade para os jovens da região. Para a disputa da Terceirona 2011, o técnico Renato Castro já conta com 35 atletas, incluindo a base do sub20. No ano passado, o Colorado não conseguiu avançar para a segunda fase da Terceirona ficando em 4º lugar no Grupo B, que tinha Grêmio Metropolitano – que conquistou o acesso para a Segundona 2011- Junior Team, Tigrão Umuarama, PSTC e Matsubara.

**Dados do Censo 2010

 

__

 


Francisco Beltrão
Cidade: Francisco Beltrão
Data de fundação: 4 de janeiro de 1993
Região: Sudoeste
Estádio: Anilado com 8 mil lugares
Técnico: Joel Preisner

Fundado em 1993, o clube substituiu os dois antigos times da cidade de Francisco Beltrão: o Real Beltronense e o União Beltronense. O Beltrão, como é conhecido, já conquistou duas vezes o título da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense - em 2000 e em 2002, tendo como vice-campeões Iraty e AC Paranavaí, respectivamente -, e busca o retorno à Primeira Divisão para disputá-la pela sétima vez.

Em 2010, o Beltrão foi rebaixado junto com seu maior rival, o Pato Branco, para a Terceira Divisão, ao empatarem na última rodada da Divisão de Acesso daquele ano. Para a disputa da Terceirona 2011, a equipe conta com os trabalhos do técnico Joel Preisner que estava no Rondonópolis Esporte Clube, do Mato Grosso.

__

 

Grêmio Recreativo Esportivo Campo Largo
Cidade: Campo Largo
Data de fundação: 15 de junho de 2007
Região: Leste
Estádio: Atílio Gionédis com 10 mil lugares
Técnico: Alisson Barros de Moraes

Fundado em 15 de junho 2007, o Grêmio Recreativo Esportivo Campo Largo, conhecido também como GRECAL, é a única equipe da região leste do Estado que disputa a Terceira Divisão. No ano passado, o Grecal quase avançou para a segunda fase da competição. Alcançou 11 pontos, mas na rodada decisiva do returno, jogando em Campo Largo, no estádio Atílio Gionédis, foi derrotado por 1 a 0 pelo Grêmio Maringá. Assim, a equipe maringaense chegou também aos 11 pontos e conseguiu avançar para a segunda fase pelo índice técnico.

Para 2011, o Grecal conta com os trabalhos do técnico Alisson Barros de Moraes que estava no comando das categorias de base da equipe paulista Marília Atlético Clube.

 

__

Grêmio Maringá
Cidade: Maringá
Data de fundação: 07 de julho de 1961
Região: Norte
Estádio: Willie Davids com 21.600 lugares
Técnico: Play de Freitas

Fundado em 07 de julho de 1961, por desportistas maringaenses, o Grêmio Maringá foi a primeira equipe de futebol profissional da cidade. O tri-campeão paranaense (1963, 1964 e 1977) já disputou o Campeonato Brasileiro quatro vezes. Além do Brasileirão, o Alvinegro disputou mais torneios nacionais, como a Copa Sul Minas (2000) e a Copa Sul (1999). Em 2002, administrado por um grupo de esportistas, foi vendido a Aurélio Almeida.

Sob o comando de AA, o Galo Guerreiro disputou os campeonatos de 2003 e 2004, e anunciou afastamento no ano seguinte. Voltou ao cenário do futebol em 2010, ao disputar Terceirona do Paranaense, terminando a competição na quinta colocação da segunda fase.

__

Junior Team
Cidade: Londrina
Data de fundação: 05 de maio de 2001
Região: Norte
Estádio: Jacy Scaff – Estádio do Café com 36 mil lugares
Técnico: Valber Martins (Knário)

Fundada em 2001, e denominada como Londrina Junior Team, tinha como objetivo dar suporte e administrar as categorias de base do LEC (Londrina Esporte Clube), e a Junior Team se propôs à formação de novos jogadores - atletas que, no futuro, defenderiam os times profissionais do Brasil e do Exterior. A parceria com o tradicional time de Londrina durou até 2009 e a partir de 2010, a Junior Team se filiou na FPF e passou a disputar torneios das categorias de base e também na categoria profissional.

Na Terceirona 2010, a Junior Team estava no Grupo A da competição e avançou para a segunda fase. Na última rodada do hexagonal final goleou o Tigrão de Umuarama por 6 a 1 e alcançou o mesmo número de pontos que o Grêmio Metropolitano Maringá. Porém, não conseguiu uma das duas vagas para a Divisão de Acesso 2011 por conta do critério de desempate (melhor campanha nas duas fases). E as vagas ficaram com Iguaçu Agex e Grêmio Metropolitano Maringá.

__

 

PSTC
Cidade
: Londrina/Cambé
Data de fundação: 15 de agosto de 1994
Região: Norte
Estádio: Jacy Scaff – Estádio do Café com 36 mil lugares
Técnico: Gilberto Papagaio

Fundado em 1994 por um grupo de empresários, o PSTC – Paraná Soccer Technical Center (Centro de Treinamento de Futebol do Paraná) - tem como objetivo principal revelar e formar atletas profissionais.

O clube mantém alojados no CT de Londrina atletas com idade entre 12 e 18 anos, oferecendo estudo, alimentação, transporte, material esportivo, atendimento médico/hospitalar, odontológico, fisioterápico, aliados à estrutura de treinamento, credencia o clube como um dos melhores centros de formação de atletas do país.

Grandes nomes do futebol nacional e internacional foram revelados pelo PSTC, como Alan Bahia, Dagoberto, Guilherme, Chico, Ricardinho, Vandinho, Rafael Lemes, Jádson, Fernandinho, Deivid e Kléberson.

__

 

S.E Matsubara
Cidade:
Cambará
Data de fundação: 14 de dezembro de 1974
Região: Norte
Estádio: Estádio Regional de Cambará com 20 mil lugares
Técnico: Cícero

A Sociedade Esportiva Matsubara foi fundada em 14 de dezembro de 1974, pela família que leva o nome do time, e sempre esteve ligada à agricultura. O clube foi sempre conhecido por revelar jogadores nas categorias de base. Dois anos após a fundação, disputou a primeira Divisão do Campeonato Paranaense e se tornou vice-campeão (o que lhe deu o direito de participar da extinta Divisão Especial).

Em 1976, a S.E Matsubara levou a Federação Paranaense de Futebol a realizar o primeiro Campeonato Paranaense de Juvenis (atualmente denominado Sub-20). Nos primeiros dez anos de disputa, foi campeão sete vezes e ficou com o vice em três. No mesmo período o clube foi comandado por Luiz Carlos de Oliveira, o Bolão, que dirigiu por 13 anos.

Em 1995, o time se mudou para Londrina e contratou craques como o Neto (ex-Corinthians e atualmente cronista esportivo). Naquele ano o time terminou o estadual na terceira colocação. No ano seguinte retornou para Cambará.

No ano de 2010, disputou a Terceirona, jogando no Grupo B. Porém, não conseguiu avançar para a segunda fase da competição.

__

S.E Platinense
Cidade:
Santo Antônio da Platina
Data de fundação: 25 de maio de 1953
Estádio: José Eleutério da Silva com 6 mil lugares
Região: Norte
Técnico: Claudemir Sturion

A Sociedade Esportiva Platinense foi fundada em 25 de maio de 1953, por um grupo de 35 jovens platinenses apaixonados por futebol. As cores escolhidas para simbolizar o clube foram o vermelho, preto e o branco, que permanecem desde aquela época. A equipe viveu sua fase áurea quando participou da Série A do estadual, disputando partidas contra os grandes da capital.

Após três anos de ausência, a Platinense está de volta ao Campeonato Paranaense. No dia 2 de fevereiro de 2011, o clube fechou a parceria com o poder público. A iniciativa é apoiada pela Prefeita Maria Ana Pombo, que autorizou a reforma do estádio José Eleutério da Silva, para a disputa da Terceirona.

Reportagem: Anderson Gatti, Pedro Engel e Fabia Ioscote.
Edição: Fabia Ioscote.

_

Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.

Comentários

comentário(s)

2 respostas a Terceira Divisão Paranaense 2011: saiba mais sobre os clubes participantes

  1. Augusto de Oliveira Maciel

    Notamos nesta matéria o mais puro e oxigenado motivo do por que a “famigerada” Lei Pelé, desustruturou e muito o futebol brasileiro. Vejam que temos novos clubes gerados pela situação imposta por esta “Lei”. Pela falta de vitrines (Clubes), foram forçados a criar suas próprias, para vender seus produtos (jogadores). A situação fica pior ainda naqueles clubes restantes, que pela falta de “verbas”, se sujeitam a fazer parcerias, das quais, jogadores trazidos pelos seus presidentes, são preteridos pelos das parcerias. Hoje, se um novo profissional quiser sobreviver no ramo como jogador de futebol, ou fica amigo da comissão técnica( diga-se apenas técnico), ou esta fadado a “ficar no grupo”, que é o único poder do presidente de um clube, hoje. Alguém contesta?

  2. Orestes Medeiros

    Parabens pela a obs. estamos com um CET, em São Paulo, justamente para passarmos por cima desses problemas, esta-mos nos filiando com clubes não so do Parana, mais tambem de Pernambuco somente aqueles que mesmo com dificudades financeiras queiram aderir a nossa forma de trabalho, a onde podere-mos trabalhar Socialmente com a populaçaõ do Municipio, agregado com os Pais comecios e as Escolas, ja esta-mos com esse Projeto em São Paulo, e ja esta-mos com o segundo CET., realmente temos ajuda de alguns policitos, em breve estare-mos no Paraná, quem quizer saber mais é so nos procurar. 011 - 8212 9483 Obrigado pela oportunidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>