As matérias do Redação em Campo só podem ser reproduzidas mediante a citação da fonte!
Na estreia da Copa Sul Americana, Flamengo e Atlético Paranaense se enfrentaram na noite de hoje (10) no Engenhão, no Rio de Janeiro. Ambos os times entraram em campo com alguns jogadores reservas, já que muitos dos titulares sequer estão inscritos nesta primeira fase da competição. Isso porque, a prioridade das equipes é a disputa do Nacional. No Campeonato Brasileiro, enquanto o Fla divide a liderança com o Corinthians, o Atlético ocupa a penúltima posição na tabela, na zona de rebaixamento.
Equipes ficam no quase, mas não marcam
Aos quatro minutos, Jael quase abriu o placar para o Flamengo. A bola acabou desviando em Gustavo e saiu pela linha de fundo raspando na trave. Na cobrança de escanteio, a zaga Rubro-Negra mandou tirou a bola da pequena área para o meio de campo.
O Furacão chegou ao ataque com dez minutos. Cléber Santana partiu em velocidade pelo lado esquerdo do campo e chutou. A bola bateu nas redes pelo lado de fora. Na sequência, saiu o primeiro cartão amarelo da partida, aos 12 minutos. Wendel, do Atlético, deu uma gravata em Junior César e foi advertido pelo árbitro Ricardo Marcos.
Aos 27 minutos quase que Luís Antônio marcou para o Flamengo. Ele chutou de longe, Santos foi defender, mas a bola quicou no gramado e enganou o goleiro. Por pouco não entrou no gol e saiu para escanteio.
O técnico Renato Gaúcho foi obrigado a fazer uma substituição ainda no primeiro tempo. Com 32 minutos, Rodriguinho deixou o campo machucado para dar lugar a Edgar. Aos 44 minutos, Jael deu um susto em Santos. Em jogada pela direita, o atacante se livrou da marcação atleticana, girou e bateu forte. O goleiro bem posicionado, defendeu em dois tempos e evitou o gol carioca. Final de primeiro tempo e placar fechado no Engenhão.
Ainda neste primeiro tempo as equipes reclamaram de penalidade máxima, uma para cada lado. No começo do jogo Diego Maurício caiu na área de pediu pênalti com três minutos a favor da equipe carioca. Aos 18, foi a vez de Cleber Santana cair e pedir a favor dos paranaenses. O juiz nada marcou em ambos os lances.
Ronaldinho Gaúcho marca e decreta vitória do Flamengo
Sem modificações, as equipes voltaram para a etapa complementar. Aos dez minutos, David foi advertido com cartão amarelo por fazer falta em Marcelo Oliveira perto da grande área. Na cobrança, Cleber Santana chutou forte e Felipe foi obrigado a mandar a bola para a linha de fundo.
E se Vanderlei Luxemburgo não havia feito nenhuma alteração, aos 14 minutos ele promoveu as três substituição de uma vez. David Braz saiu para a entrada de Ronaldinho, Luiz Antônio deixou o campo paraRenato entrar; e, Diego Maurício também saiu para Thiago Neves vir para o jogo. Aos 17 minutos, na primeira participação na partida, Thiago Neves cabeceou e Santos, no susto, espalmou praticamente de dentro do gol para escanteio.
O técnico Renato Gaúcho também mexeu na equipe. Sacou Morro García e colocou em seu lugar Renan. Aos 26 minutos, Santos salvou o Atlético mais uma vez de levar gol. Thiago Neves chutou de longe e mais uma vez o goleiro evitou o primeiro gol da partida. O Flamengo só atacava enquanto o Atlético só se defendia.
O Furacão chegou bem ao ataque com 34 minutos pela primeira vez neste segundo tempo. Fransérgio cabeceou em direção ao gol, mas Felipe saiu do gol e defendeu com tranqüilidade. No contra-ataque, Ronaldinho fez um passe perfeito para Jael, que foi derrubado na área por Santos. O juiz marcou penalidade e advertiu o goleiro com cartão amarelo. Ronaldinho cobrou e marcou aos 37 minutos. Vitória parcial do Flamengo por 1 a 0.
Nos minutos finais, o Furacão partiu para o tudo ou nada, mas já não dava mais tempo. Final de jogo no Rio de Janeiro e vitória do Rubro-Negro carioca por 1 a 0.
No dia 24 de agosto (quarta-feira), o jogo de volta entre Atlético-PR e Flamengo acontece na Arena da Baixa, em Curitiba.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 0 ATLÉTICO-PR
Flamengo: Felipe; David Braz (Ronaldinho), Ronaldo Angelim e Gustavo; Léo Moura, Junior Cesar; Aírton, Luiz Antonio (Renato) e Bottinelli; Diego Maurício (Thiago Neves) e Jael.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Atlético-PR: Santos; Wagner Diniz, Gustavo, Rafael Santos e Marcelo Oliveira; Fransérgio, Cleber Santana, Wendel (Guerron) e Robston; Morro García (Renan) e Rodriguinho (Edgar).
Técnico: Renato Gaúcho.
Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).
Data/Horário: 10/08/2011, às 21h50.
Árbitro: Ricardo Marcos (MG)
Assistentes: Altemir Haussmann (RS) e Erich Bandeira (PE)
Público/Renda: 4.266 total; R$ 71.540,00
Cartões Amarelos: Wendel, Santos pelo Atlético-PR; David, pelo Flamengo.
Gols: Ronaldinho Gaúcho, aos 37 minutos do segundo tempo, pelo Flamengo.
_
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.
