Em partida válida pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, Paraná e Grêmio Barueri fizeram uma partida onde a precisão falou mais alto. O Tricolor, dono da casa, desde o início procurou o gol adversário. Entretanto, desperdiçou muitas oportunidades, e acabou punido por isso. O Barueri, pelo contrário, criou pouco. Mas aproveitou muito bem seus arremates, e saiu da Vila Capanema vitorioso: 3×1.
Com a derrota, o Paraná caiu da 3ª para a 4ª posição na tabela de classificação, parando nos 24 pontos. Na próxima rodada, encara o ABC novamente na Vila Capanema, necessitando dos 3 pontos como nunca.
O Grêmio Barueri, com o resultado positivo, saltou da 16ª para a 10ª posição, chegando aos 20 pontos. Na próxima rodada, joga contra o Náutico, em casa.
Dois chutes, dois gols
O Paraná começou bem a partida, pressionando o Barueri. Logo aos 10 minutos, os donos da casa perderam uma grande chance. Brinner arrumou a bola para Giancarlo, que chutou duas vezes. Mas o goleiro Juninho acabou levando a melhor, defendo ambas. Em seguida, aos 12, Rone Dias experimentou da intermediária e parou no travessão.
Até então, o time paulista foi apenas espectador, sem conseguir sair da marcação paranista. Mas foi aí que a precisão dos arremates do Barueri entrou em cena. Aos 19, Marcos Pimentel arriscou de fora da área, no primeiro ataque da equipe no jogo, e acertou o ângulo do goleiro Zé Carlos, que nada pôde fazer: 1×0.
O gol desestruturou o Tricolor, que não conseguia mais encontrar espaços na zaga adversária. Com o resultado na mão, o Barueri, que já não atacava com o placar zerado, limitou-se a marcar o ataque paranista, muitas vezes com faltas.
O tempo foi passando e mais chances foram desperdiçadas pelo Paraná. Cambará, Giancarlo por duas vezes, Everton Garroni… as chances surgiam, mas o gol não aparecia. Até que apareceu. Mas, mais uma vez, a favor dos visitantes. Aos 43 minutos, em cobrança de escanteio, a zaga tricolor não conseguiu cortar o cruzamento e a bola foi parar em Daniel Marques, que não desperdiçou: 2×0.
Em 45 minutos onde o time da casa pressionou e perdeu boas chances, o visitante oportunista saiu de campo com 100% de aproveitamento nas finalizações. Dois chutes, dois gols.
Paraná não aproveita as chances e é castigado no final da partida
O segundo tempo repetiu o panorama da primeira etapa. Enquanto o Tricolor buscava o ataque e, de forma afobada, perdia oportunidade atrás de oportunidade, o Barueri ia jogando com o resultado embaixo do braço, defensivamente. Nos 10 primeiros minutos, Lima e Rone Dias desperdiçaram duas oportunidades, parando no goleiro Juninho. Bastante nervoso, o time paranista abusava dos lançamentos e chutes de longa distância, sem conseguir o gol.
O tempo foi passando e a situação permanecia a mesma. Parecia que o 2×0 estava encaminhado. Porém, os 15 minutos finais reservavam muitas emoções.
Aos 33, o Paraná conseguiu um pênalti a seu favor. Ricardinho deixou Jefferson Maranhão na cara do gol, sendo derrubado dentro da área por Anderson Pedra. Na cobrança, Zé Carlos marcou seu 1º gol na Segunda Divisão e diminuiu o marcador: 2×1.
A partida, que estava ficando morna, pegou fogo, com os donos da casa indo com tudo para o ataque. Só que, com isso, proporcionou ao Barueri espaço o suficiente para contra-atacar. E a pontaria da equipe paulista estava afiada demais para desperdiçar qualquer chance que fosse.
Aos 39, Anselmo dominou a bola no campo de defesa e foi se desvencilhando da marcação com velocidade e raça. Mesmo marcado, entrou na área, chutou e marcou o 3º gol dos paulistas: 3×1.
Abatido, o Paraná não conseguiu ter força o suficiente para reagir. Ao final dos 90 minutos, a equipe que finalizou bem mais não saiu vitoriosa e conheceu a segunda derrota consecutiva atuando na Vila Capanema: 3×1 Barueri, e vaias da torcida paranista depois do jogo.
FICHA TÉCNICA
PARANÁ 1X3 GRÊMIO BARUERI
Paraná: Zé Carlos, Lisa, Brinner, Amarildo e Lima; Júnior Urso, Everton Garroni (Borebi), Cambará e Rone Dias (Douglas Packer); Jefferson Maranhão e Giancarlo (Ricardinho).
Técnico: Roberto Fonseca.
Grêmio Barueri: Juninho; Daniel Marques, Diego, Edson Borges e Marcos Pimentel; Anselmo, Alê, Marcelinho (Alex Maranhão) e Zé Carlos; Pedrão e Val Baiano (Anderson Pedra).
Técnico: Estevam Soares.
Local: Estádio Durival de Britto e Silva (Vila Capanema), em Curitiba (PR).
Data/Horário: 05/08/2011, às 21h.
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ).
Assistentes: Wagner de Almeida Santos (RJ) e Luiz Felippe Scofield Guerra Costa (RJ).
Cartões amarelos: Jefferson Maranhão, Giancarlo, Amarildo, Rone Dias, Ricardinho e Brinner, pelo Paraná; Daniel Marques, Marcos Pimentel, Edson Borges, Anderson Pedra, Marcelinho e Juninho, pelo Barueri.
Cartões vermelhos: Anderson Pedra, pelo Barueri.
Público/Renda: 3.390 torcedores / R$ 84.410,00
Gols: Marcos Pimentel, aos 19, e Daniel Marques, aos 43 minutos do 1º tempo; Anselmo, aos 39 minutos do 2º tempo, pelo Barueri. Zé Carlos, aos 35 minutos do 2º tempo, pelo Paraná.
