Coritiba perde para o Grêmio por 2×0 e continua sem vencer fora de casa

As matérias do Redação em Campo só podem ser reproduzidas mediante a citação da fonte!

O Coritiba entrou em campo na tarde deste domingo (10), no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, buscando manter a ascensão no Campeonato Brasileiro 2011 e agravar ainda mais a crise que rondava a equipe gaúcha. Entretanto, após um primeiro equilibrado, o Grêmio comandou a partida na etapa final e garantiu os três pontos na competição, indo para a 11ª colocação. O Coxa, por sua vez, caiu para o 12º lugar e continuou sem vencer fora de casa.

Equilíbrio marca a etapa inicial

O duelo entre Grêmio e Coritiba, no Estádio Olímpico, iniciou truncado, com ambas as equipes bem postadas na marcação e se lançando pouco ao campo de ataque. A primeira oportunidade da partida foi criada pelo alviverde somente aos 5 minutos. Léo Gago rolou a bola para Eltinho, que de fora da área arriscou por cima da meta gremista. Porém, um minuto depois, o Tricolor Gaúcho deu a resposta após uma falha de Edson Bastos. O goleiro saiu errado na reposição de bola e o atacante André Lima aproveitou a chance bateu firme da entrada da área. O arqueiro, no entanto, se recuperou bem do erro e fez boa defesa.

O equilíbrio, que predominou a partida durante praticamente todo o primeiro tempo, se refletiu também nas chances de gols. Aos 15 minutos, Leandro rolou para André Lima. O atacante tocou de primeira para Escudeiro, que arriscou de longe, obrigando Edson Bastos a fazer grande defesa. Entretanto, cinco minutos depois, foi a vez do Coritiba assustar. Léo Gago roubou bem a bola pela esquerda e rolou pra Leonardo que invadiu a área e bateu pro gol. A bola desviou na zaga gremista e quase traiu o goleiro Marcelo Grohe, que se recuperou bem no lance e também fez uma grande defesa.

Após a oportunidade, o Coritiba cresceu na partida e passou a ter mais posse de bola, criando grandes oportunidades de abrir o placar. Aos 29 minutos, Mario Fernandes falhou feio no meio campo e o atacante Marcos Aurélio, ligado no lance, roubou a bola e invadiu a área sozinho, porém, no momento do chute o goleiro gremista efetuou a defesa, evitando o primeiro gol da partida. Um minuto depois, Tcheco deu grande passe para o mesmo Marcos Aurélio, que finalizou por cima da meta gremista. Aos 33, foi à vez de Léo Gago ter grande oportunidade. Ele recebeu bom passe de Leonardo e arriscou de longe no ângulo esquerdo de Marcelo Grohe, que fez outra grande defesa.

Após o sufoco, o Grêmio voltou a equilibrar a partida e também criou boas oportunidades de abrir o placar, mas pecou no momento da finalização. Aos 38 minutos, Gabriel deu bom lançamento para Leandro, que de cabeça devolveu a bola, entretanto, no momento do chute, Gabriel bateu fraco para fora. Três minutos depois, Douglas tocou para Leandro, que invadiu a área e bateu no canto de Edson Bastos, assustando a torcida alviverde. Aos 45, o Grêmio tentou sua última chance em cobrança de falta de Fábio Rochemback, mas o goleiro coxa branca fez a defesa com tranquilidade.

 

Grêmio comanda o segundo tempo e freia arrancada alviverde

Diferente do que foi o primeiro tempo, em que o Coritiba jogou com propriedade e assustou o Grêmio com boas oportunidades de gol, a etapa final se desenhou com a equipe da casa buscando o gol a todo momento e os visitantes acuados em seu campo defensivo, apostando em contra-ataques sem produtividade. Logo aos 2 minutos, Escudeiro tocou entre as pernas do zagueiro alviverde e finalizou por cima da meta alviverde.

Aos 5, Douglas cruzou para André Lima que, de cabeça, mandou para fora. Dois minutos depois, Leandro fez boa jogada e tocou para Escudeiro. O meia bateu no cantinho, obrigando Edson Bastos a fazer uma grande defesa. Aos 10, Leandro recebeu o lançamento, antecipou a Eltinho e, de frente para o gol, bateu pra fora. Superior na partida, o Grêmio comandava todas as ações da etapa final e o Coritiba apostava, sem sucesso, em contra-ataques.

Depois de muita insistência, o Tricolor Gaúcho enfim chegou ao seu primeiro gol na partida. Mário Fernandes fez boa jogada pela esquerda e cruzou na cabeça de Gilberto Silva, que não desperdiçou a chance e abriu o placar para os donos da casa.

Atrás no marcador, o alviverde se lançou em busca do gol de empate e ficou exposto ao Grêmio, que passou a apostar nos contra-ataques. Aos 20 minutos, Eltinho lançou na área e Bill cabeceou para a defesa de Marcelo Grohe. Porém, um minuto depois o Grêmio teve grande chance com Douglas, que bateu pra fora. Aos 24, Leonardo deu um bom passe para Bill que bateu cruzado para o gol. No lance, o goleiro gremista fez grande defesa com os pés e no rebote, Anderson Aquino, travado pela marcação, bateu por cima.

A exemplo do que vinha acontecendo após abrir o placar, o Grêmio criou outro rápido contra-ataque e após o passe de Leandro, Douglas fez bom corta luz para André Lima que, cara a cara com Edson Bastos, marcou o segundo gol da equipe da casa, jogando uma ducha de água fria nos visitantes, que ainda tinham a esperança de empatar. Após o gol, jogadores do Coritiba reclamaram muito de um suposto toque de mão no início da jogada.

Aos 27 minutos, Douglas bateu falta com perfeição e a bola explodiu no travessão de Edson Bastos. O Coritiba, após o segundo gol, ainda tentou alguns lampejos com Anderson Aquino, Leonardo e Leo Gago, mas com tranquilidade no jogo e o placar praticamente definido, o Grêmio passou a comandar ainda mais a partida e, aproveitando uma zaga coxa branca exposta, chegou com perigo em diversas oportunidades, encerrando assim, um jejum de cinco jogos sem vitórias e freando a arrancada alviverde na competição.

Na próxima partida, o Coritiba recebe o Fluminense, às 18h30 de sábado (16), no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Já o Grêmio joga no domingo (17), contra a equipe do Figueirense no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

 

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 0 CORITIBA

Coritiba: Edson Bastos; Jonas, Pereira, Emerson e Eltinho; Marcos Paulo, Léo Gago, Tcheco (Bill) e Everton Costa (Anderson Aquino); Marcos Aurélio (Everton Ribeiro) e Leonardo.
Técnico:
Marcelo Oliveira.

Grêmio: Marcelo Grohe, Gabriel, Mario Fernandes, Rafael Marques e Neuton; Fábio Rochemback, Gilberto Silva, Douglas e Escudero (Willian Magrão); Leandro e André Lima (Miralles).
Técnico:
Julinho Camargo.

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS).
Data/Horário: 10/07/2011, às 16h00.
Árbitro: Sandro Meira Ricci.
Assistentes: Marrubson Melo Freitas e Cesar Augusto de Oliveira Vaz.

Cartões amarelos: Pereira, Emerson, Jonas e Marcos Paulo, pelo Coritiba. Rafael Marques pelo Grêmio.
Gols: Gilberto Silva, aos 17 e André Lima aos 25 do 2º tempo pelo Grêmio.

_

Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir.
Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.

Mensagem

*

Quem Somos | Equipe | História | Parceiros | Contato Plex - WebDesign em Curitiba
Webdesign em Curitiba