As matérias do Redação em Campo só podem ser reproduzidas mediante a citação da fonte!
Na noite desta terça-feira (28), o Paraná entrou em campo frente a equipe do Vitória, no Barradão, em Salvador. A partida, válida pela 8ª rodada do Brasileiro Série B, foi de pouca objetividade. O Vitória conquistou os três pontos num erro do Paraná, que conheceu a primeira derrota sob os comandos do técnico Roberto Fonseca. Porém, mesmo com a derrota, o Tricolor permanece no G4 da competição, com 14 pontos, na 4ª colocação.
No erro tricolor, gol do Vitória
Antes mesmo do primeiro minuto de jogo, Wellington mandou um belo chute de esquerda, assustando a equipe baiana. A bola bateu no travessão levando perigo a meta do goleiro Fernando. E no primeiro escanteio a favor do Vitória, Fernandinho na cobrança, mandou pra área, mas a zaga tirou. Na sobra, o ataque não ofereceu perigo.
Com 10 minutos de jogo, a equipe do Vitória tentava adiantar a marcação para diminuir o espaço do Tricolor, mas o Paraná conseguia chegar com perigo. Aos 12, o Vitória chegou perto. No levantamento da direita, o goleiro Zé Carlos cortou, mas a bola acabou ficando pra Rodrigo Mancha que quase abriu o placar para os donos da casa.
O gramado do Barradão não ajudava, e as jogadas trabalhadas não apareciam muito. O Vitória tentava uma pequena pressão e sair na correria, mas o Tricolor conseguia esfriar e neutralizar as jogadas. Aos 17, mais uma tentativa dos donos da casa. Neto chutou forte de esquerda, mas a bola saiu em linha de fundo. Após os 20 minutos, o Paraná teve uma boa oportunidade com Léo. O chute saiu fraco e em cima do goleiro Fernando que fechou o gol e fez boa defesa.
Aos 25, novamente Fernando fez boa defesa após chute de Giancarlo, na sobra Léo não conseguiu finalizar. E quando o Paraná vinha melhor no jogo, o Vitória conseguiu marcar. Bola lançada na área, o zagueiro Cris tentou proteger com o corpo, o goleiro Zé Carlos não conseguiu alcançar, e Neto Baiano com a ponta da chuteira empurrou a bola pro gol aos 28 minutos. Vitória 1 x 0 Paraná.
O gol não mexeu muito com o ritmo da partida. O Paraná ainda tentou o empate, e o Vitória não demonstrou grandes jogadas. Nos acréscimos, o Tricolor teve escanteio. Na cobrança mandada pra pequena área, o goleiro Fernando saiu de tapa na bola, dando contra ataque para o Vitória. A jogada foi em velocidade, mas no cruzamento da esquerda pra direita, a bola ficou fácil para a defesa do goleiro Zé Carlos.
Com um homem a mais e pouco objetivo, 1 x 0 prevalece
Para a etapa complementar o técnico Roberto Fonseca optou por sacar Everton Garroni que tinha cartão amarelo e colocar Cambará. Já o Vitória voltou sem alterações, porém, logo aos três minutos, a equipe baiana ficou com 10 jogadores. Alisson fez falta, tomou o primeiro amarelo e por reclamação foi expulso.
Com a vantagem de um homem a mais com 15 minutos o Paraná ainda não tinha acertado uma bola com perigo. Nas bolas alçadas nas áreas o Tricolor parava por impedimento. Já o Vitória, quase marcou o segundo com o zagueiro Maurício tentando um chute de longa distância. Nos 18 minutos a melhor oportunidade do Paraná. Em bola cruzada da esquerda o goleiro Fernando se esticou todo e tirou quase de dentro do gol, no rebote Lima chutou, mas a zaga conseguiu tirar. Cinco minutos depois, o Vitória chegou com muito perigo. Na descida pela esquerda, Rildo chutou, a bola desviou, na sobra Neto Baiano cabeceou e a bola saiu rente a trave do goleiro Zé Carlos.
A partir dos 30 minutos o Paraná jogava com pouca objetividade. As jogadas ficavam concentradas na linha intermediária e quando chegavam à linha de fundo, novamente vinham os impedimentos. No final, o Tricolor pareceu despertar pro jogo e por pelo menos duas vezes teve chance de empatar. Pressionou muito, mas numa jogada de contra-ataque acabou tendo Oliveira expulso depois de uma dura falta. Sem grandes jogadas, o resultado ficou mesmo no 1 a 0 para o Vitória marcando a primeira derrota do Tricolor sob o comando do técnico Roberto Fonseca.
O próximo compromisso do Paraná será na Vila Capanema contra Duque de Caxias. Já o Vitória enfrenta o Barueri, em São Paulo.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 1 X 0 PARANÁ
Vitória: Fernando; Nino, Alison, Maurício e Fernandinho; Rodrigo Mancha, Zé Luis, Geovanni (Neto Coruja) e Marquinhos (Rildo); Edu (Gabriel) e Neto.
Técnico: Geninho.
Paraná: Zé Carlos; Lisa, Cris, Amarildo e Lima; Júnior Urso (Diego), Serginho, Everton Garroni (Cambará) e Wellington (Oliveira); Léo e Giancarlo.
Técnico: Roberto Fonseca.
Local: Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador (BA).
Data/Horário: 28/06/2011, às 21h50.
Árbitro: Emerson Luiz Sobral (PE).
Assistentes: Alcides Augusto de Lira Junior (PE) e Roberto José de Oliveira (PE).
Cartões amarelos: Everton Garroni, Lima, Lisa, Diego pelo Paraná. Nino, Neto Baiano pelo Vitória.
Cartões vermelhos: Alisson pelo Vitória. Oliveira pelo Paraná.
Gol: Neto Baiano aos 28 minutos do 1º tempo para o Vitória.
