Em um jogo onde a diferença técnica entre as duas equipes ficou evidente, o Paraná Clube conseguiu mais uma vitória no comando do treinador Roberto Fonseca. Ao obter um grande resultado positivo na noite desta sexta-feira, 24, pela 7a rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, a equipe paranista manteve a invencibilidade como mandante e, de quebra, chutou para escanteio o incômodo tabu de nunca ter vencido o Icasa. E o mais importante: alcançou a liderança da competição.
Um gol no começo e outro no fim ajudam Tricolor
O Paraná começou a partida em um ritmo forte. Embalado pela empolgada torcida, não tardou a dominar as ações. Chegando bem pelas pontas, em um bom jogo aéreo, o time paranaense encontrou seu primeiro gol aos 16 minutos. Lima recebeu a bola pelo lado direito, ganhou na velocidade da marcação e mandou pro fundo das redes. Paraná 1×0.
Com o gol, o domínio passou a ser ainda maior. O Icasa, nervoso, já não conseguia se defender de forma tão eficaz, e o Tricolor se impôs no meio-campo. Aos 25 minutos, os donos da casa perderam boa oportunidade de ampliar o marcador. Cambará escapou da marcação na direita, e arriscou de fora da área. O chute forte passou ao lado do gol de Marcelo Pitol.
Dos 30 minutos em diante, a partida esfriou. A equipe do Icasa aproveitou o relaxamento paranista e começou a trocar passes e chegar ao ataque com mais facilidade. Um dos grandes inimigos paranistas nos últimos jogos resolveu aparecer, também: os erros de passe. E justo nesse momento, onde era ameaçado, que o Tricolor conseguiu encontrar o segundo gol. Aos 45 minutos, Jefferson Maranhão invadiu a área cearense e bateu forte, rasteirinho. A bola caprichosamente foi pro fundo do gol de Marcelo Pitol: 2×0 Paraná e fim de papo no 1º tempo.
Pressão dos visitantes não impede vitória paranista
Na segunda etapa, a partida deu uma boa esfriada. Com o resultado praticamente consolidado, o Paraná puxou o freio de mão e passou a administrar a partida. Sem nada a perder, o Icasa passou a trabalhar melhor suas jogadas. Apesar desse domínio, os cearenses esbarravam nas limitações técnicas do próprio time.
Nos primeiros 20 minutos, a situação foi exatamente a oposta do que aconteceu no 1º tempo. Era o Icasa quem se sentia em casa e partia para o ataque. Porém não chegava com qualidade. Tanto que, a partir daí, as melhores chances do jogo vieram dos pés dos jogadores tricolores. Julio César experimentou de canhota e quase surpreendeu o goleiro Marcelo Pitol. O chute saiu com muita força e explodiu no travessão.
Já no fim da partida, um lance digno do quadro Inacreditável Futebol Clube, do Globo Esporte. Em ataque paranista, Leandro Oliveira arriscou. O goleiro do Icasa espalmou nos pés de Diego que, de forma impressionante, conseguiu isolar a bola e perder grande oportunidade. Mas, no fim das contas, a chance perdida não fez falta. Em uma grande atuação coletiva, o Paraná venceu mais uma vez e, sob olhares atentos do maior público tricolor na Segunda Divisão (8.983 pagantes), alcançou seu principal objetivo: dormirá líder da Série B.
FICHA TÉCNICA
PARANÁ 2X0 ICASA
Paraná: Zé Carlos; Júlio César, Luciano Castán, Amarildo e Lima; Júnior Urso, Cambará (Luiz Camargo), Everton Garroni e Wellington (Leandro Oliveira); Jefferson Maranhão (Diego) e Giancarlo.
Técnico: Roberto Fonseca.
Icasa: Marcelo Pitol; Dodó, Ramon, Luís Henrique e Janilson (Vanderson); Vinícius, Marino, Elielton (Preto) e Diego Palhinha; Fabio Lopes (Marciano) e Ribinha.
Técnico: Dado Cavalcante.
Local: Estádio Durival de Britto e Silva (Vila Capanema), em Curitiba (PR).
Data/Horário: 24/06/2011, às 21h.
Árbitro: Edmundo Alves do Nascimento (SC).
Assistentes: Juliano Fernandes da Silva (SC) e Rosnei Hoffmann Scherer (SC).
Cartões Amarelos: Cambará, Jefferson Maranhão e Zé Carlos pelo Paraná; Marino e Diego Palhinha pelo Icasa.
Público/Renda: 8.983 pagantes / R$ 172.610,00
Gols: Lima, aos 16, e Jefferson Maranhão, aos 45 minutos do 1º tempo, pelo Paraná.
