Brasileiro Série D 2011: saiba mais sobre os adversários do Cianorte

A Série D do Campeonato Brasileiro começa no dia 17 de julho. Operário (no grupo A7) e Cianorte (no grupo A8) irão representar o estado do Paraná na competição e o Redação em Campo preparou uma matéria especial sobre os adversários dos paranaenses na primeira fase.

Nesta temporada, 40 clubes irão disputar quatro vagas para a Série C, durante o torneio serão disputadas cinco fases. Na primeira, os clubes (divididos em oito grupos com cinco equipes cada) jogam entre si em seus grupos em turno e returno, os dois melhores de cada chave avançam. Na segunda fase, os 16 times enfrentam seus adversários (em sistema mata-mata) em ida e volta e assim por diante até a decisão marcada para os dias 6 e 13 de novembro.

Grupo A8 : Conheça os adversários do Cianorte na Série D do Brasileiro:

Cruzeiro

Cidade: Porto Alegre
Estado: Rio Grande do Sul
Estádio: Estrelão com 3.500 lugares
Técnico: Leocir Dall’Astra

O Esporte Clube Cruzeiro foi fundado em 14 de julho de 1913 e por décadas despertou como a terceira força do futebol gaúcho. Considerados um dos clubes mais simpáticos de Porto Alegre, se destacou no esporte amador principalmente no basquete e no atletismo.

Campeão gaúcho em 1929, o Cruzeiro no início sempre incomodou a dupla Gre-Nal. A decadência começou nos anos 60 quando o então presidente Rafael Peres Borges decidiu vender o Estádio da Montanha. O último jogo no estádio foi em 8 de novembro de 1970 com a vitória por 3 a 2 diante do Liverpool do Uruguai. Nos anos 70, o clube construiu o estádio Estrelão sendo inaugurado em abril de 1977, dois anos depois a categoria profissional do clube entrou em recesso e retornou em 1991.

O Cruzeiro está construindo um novo estádio na região metropolitana de Porto Alegre e será no formato arena nos padrões exigidos pela FIFA com 16 mil lugares, a inauguração está prevista para 2012.

 

Juventude

Cidade: Caxias do Sul
Estado: Rio Grande do Sul
Estádio: Alfredo Jaconi com 23.726 lugares
Técnico: Picoli

O Juventude foi fundado em 29 de junho de 1913 por um grupo de 35 jovens caxienses apaixonados pelo futebol, e em um curto espaço de tempo dominou as competições municipais. Em 1919, o presidente Dante Marcucci adquiriu o campo de jogo do Juventude que passou a se chamar Quintal dos Pinheiros.

Em 1954 o clube foi convidado para integrar a divisão de honra (hoje chamado como Campeonato Gaúcho) pela Federação Rio Grandense de Desportos (atual FGF) e o Quintal dos Pinheiros foi reformado e ganhou o nome de Estádio Alfredo Jaconi (homenagem a um dos maiores ídolos da história do clube falecido em 1952). Em 1974, o novo estádio Alfredo Jaconi é inaugurado. Em 1994, o Juventude conquistou seu primeiro título nacional ao vencer o Goiás por 2 a 1 pela Série B do Brasileiro. Porém a partir de 2007 começou a queda culminado a queda à Série D ano passado após o empate diante do Criciúma por 1 a 1.

 

Metropolitano

Cidade: Blumenau
Estado: Santa Catarina
Estádio: SESI com 4.500 lugares
Técnico: Lio Evaristo

Fundado em 22 de janeiro de 2002 a partir da união de pessoas e idéias com o objetivo de resgatar o futebol da cidade (afastado desde 1998), o Metropolitano foi uma sugestão do empresário Altair Carlos Pimpão em referência a região metropolitana de Blumenau. Dois anos após a fundação, o time conseguiu o acesso à Divisão Principal do Catarinense no qual permanece até hoje. Para a Série D, o Metropolitano estará sob o comando de Lio Evaristo, campeão paranaense duas vezes com o Atlético e com recente passagem pelo Arapongas (2011) e Corinthians Paranaense (2010).

 

Brusque

Cidade: Brusque
Estado: Santa Catarina
Estádio: Augusto Bauer com 5.587 lugares
Técnico: Hélio Vieira

O Brusque foi fundado em uma assembleia de fusão de patrimônios do Clube Esportivo Paysandu e do Clube Atlético Carlos Renaux no dia 12 de outubro de 1987. O ano mais importante do clube aconteceu em 1992 -quando o empresário Amilcar Welmuth era o presidente - no qual trouxe a conquista da Copa Santa Catarina após vencer o Avaí. Em 1993, o Brusque participou pela primeira vez da Copa do Brasil e acabou sendo eliminado pelo União Bandeirante (vice-campeão paranaense) com 2 a 2 na ida e na volta perdeu por 1 a 0, no mesmo ano Brusque foi rebaixado à segunda divisão e no ano seguinte retornou.

Em 2003 o Clube Atlético Carlos Renaux e o Clube Esportivo Paysandu entraram com ações judiciais e recuperaram a posse dos estádios Augusto Bauer e Côncsul Carlos Renaux. O Brusque fez uma proposta fora da realidade à época e decidiu não participar dos campeonatos profissionais voltando em 2004.

Mensagem

*

Quem Somos | Equipe | História | Parceiros | Contato Plex - WebDesign em Curitiba
Webdesign em Curitiba