As matérias do Redação em Campo só podem ser reproduzidas mediante a citação da fonte!
O Futebol Clube Cascavel conquistou sua primeira vitória na Divisão de Acesso 2011, na tarde desta quinta-feira (16), contra o São José, no estádio Coronel Emílio Gomes, em Irati, por 2 a 1 e deixou a lanterna da competição, jogando o rival do confronto de hoje para o último lugar. Os gols do Cascavel foram marcados por Válter e Serginho. Douglas descontou para o time da região metropolitana de Curitiba.
Cascavel pressiona, sem sucesso
No duelo dos lanternas, o Cascavel foi o time começou o jogo com mais vontade e chegou mais perto do gol. Nos primeiros 15 minutos, o time teve boas chances, mas ou não acertava o alvo, ou parava em Carlinhos. O camisa 1 do São José salvou seu time aos 5, saindo bem do gol e aos 8, em chute de fora da área do meia Alex. A bola quicou e quase enganou o goleiro, que mandou para escanteio.
A pressão do Cascavel era grande e, em uma sequência de escanteios, quase abriu o placar. O zagueiro Flamarion salvou o primeiro corner em cima da linha e afastou o segundo de cabeça.
Pilú era o único jogador do São José que conseguia causar algum perigo para o time cascavelense. O camisa 10 assustou em cobrança de falta, que parou na barreira, e em cruzamento para Marquinhos, que não conseguiu completar para o gol.
O Cascavel chegou novamente através de um escanteio cobrado, aos 26, por Alex. Na cabeçada de Willian, Carlinhos fez mais uma defesa. O time visitante se mantinha no campo de ataque do rival, com mais posse de bola, mas pecava no toque final, pois sempre optava pela jogada aérea, que os zagueiros Flamarion e Douglas, do São José, com quase dois metros de altura cada, cortavam com facilidade.
Após tanta pressão, o Cascavel teve apenas aos 45 minutos sua chance mais clara de gol. Willian foi lançado e saiu cara a cara com Carlinhos. O atacante chutou forte, mas para fora do gol. Foi a última oportunidade do primeiro tempo, que acabou mesmo 0 a 0.
Vágner entra e decide para o Cascavel
O segundo tempo começou como terminou o primeiro. O Cascavel ia para cima, enquanto o São José apenas se defendia, parecendo estar satisfeito com o empate. Willian e Jean tiveram uma chance cada, antes dos 5 minutos. Flamarion seguia absoluto em todos os lances na defesa do time da casa.
Alex, o batedor das bolas paradas do time do Oeste do Estado, continuava cruzando para dentro da área, nas cobranças de faltas e escanteios. Em um dos cruzamentos, o meia achou Esquerda, que cabeceou nas mãos de Carlinhos.
Pilú ainda era o único que incomodava pelo lado do São José. Aos nove, o atacante fez o goleiro Spada trabalhar pela primeira vez no jogo, com um chute forte. O goleiro do Cascavel soltou, mas se recuperou na sequência.
Apesar do domínio no jogo, o técnico Rodrigo Pastana resolveu trocar sua dupla de ataque, que era muito ineficiente. Josivalter e Vágner entraram nos lugares de Jean e Willian. As substituições funcionaram imediatamente. Vágner, em seu primeiro lance na partida, escorou de cabeça, mais uma bola alçada por Alex, no canto direito do goleiro Carlinhos. 1 a 0 Cascavel, com 15 minutos da etapa final.
O São José tentou reagir após o gol, mas dificilmente chegava ao gol de Spada. O Cascavel seguia dominando as ações, mas se preocupava em manter a posse de bola e diminuiu o ritmo. Essa tranquilidade quase custou caro. Aos 25, o São José teve falta próxima a área. Flamarion soltou a bomba e a bola passou raspando a trave de Spada.
O susto não acordou o Cascavel e o São José cresceu. Jeferson tentou de cabeça, mas mandou para fora. Pilú teve uma ótima chance, em cobrança de falta. Spada estava indo para o lado errado, mas conseguiu voltar e mandou para escanteio.
O Cascavel passou a apostar nos contra-ataques e foi assim que quase ampliou. Aos 32, Serginho escapou livre e tentou por cobertura. A bola morreu, caprichosamente, pelo lado de fora da rede, por sobre o gol. Seis minutos depois, Serginho não disperdiçou. Vágner foi lançado, dominou e ajeitou para o meia, que chegou chutando firme, sem chances para Carlinhos. Era o segundo do Cascavel, que finalmente conquistava sua primeira vitória no campeonato.
O São José ainda conseguiu marcar o gol de honra, nos acréscimos, Pilú bateu mais uma falta, Spada bateu roupa e Douglas conseguiu desviar para o fundo das redes. 2 a 1 para o Cascavel e final de jogo, em Irati.
Na próxima rodada, o São José, ainda sem vitórias na Divisão de Acesso, vai à União da Vitória enfrentar o Iguaçu. Já o Cascavel, recebe o Campo Mourão, no estádio ABC, em Foz do Iguaçu. Os dois jogos, assim como os outros três da rodada, estão marcados para domingo (19), às 15h30.
FICHA TÉCNICA
SÃO JOSÉ 1 X 2 FC CASCAVEL
São José: Carlinhos; Luiz Thiago, Flamarion, Douglas e Fernando; Aroldo (Ferreira), Jean (Caio), Fabiano e Jeferson; Pilú e Marquinhos.
Técnico: Nem.
Cascavel: Spada; Adans (Grafite), Luciano, Esquerda e Wellington; Fabio Rosa, Doriva, Serginho e Alex; Jean (Josivalter) e Willian (Vágner).
Técnico: Rodrigo Pastana.
Local: Estádio: Coronel Emílio Gomes, em Irati.
Data/Horário: 16/06/2011, às 15h30.
Árbitro: Marcos Vinícius Soares Martins.
Assistentes: Everton Luis Caldas e José Zavoiski Primo.
Cartões amarelos: Marquinhos e Ferreira do São José; Doriva, Alex, Adans e Josivalter do Cascavel.
Gols:Vágner, aos 15, Serginho, aos 38, e Douglas, aos 45 do segundo tempo.
Público/Renda: 7 pagantes /16 total / R$ 55,00
