Blog do Redação - O futebol e o comportamento dos torcedores, por Rafael Peroni

É incrível e impressionante o modo como o uma partida de futebol exerce influência sobre as pessoas. Um jogo importante, ou uma simples partida apenas para cumprir tabela pelo campeonato estadual é capaz de mexer com os ânimos pessoais.

É comum encontrar com torcedores ansiosos, nervosos, tensos em dias ou momentos que antecedem uma partida do seu time de coração. Essa é uma situação corriqueira, principalmente momentos antes das partidas.

Se pegarmos como exemplo os três grandes times de Curitiba (Atlético, Coritiba e Paraná), em dias que antecedem jogos importantes é comum encontrar com torcedores tensos, nervosos, ansiosos. A mídia também faz o seu papel e colabora para que os ânimos fiquem exaltados.

Um exemplo são as partidas do Coritiba pela Copa do Brasil. Após a eliminação de Atlético e Paraná da competição a mídia voltou toda a atenção para o Coritiba e a campanha inédita no torneio, assim como faria com os outros dois caso chegassem à final do campeonato. A cidade parecia respirar Coritiba em dias de jogo do Verdão. Para essa final diante do Vasco, forão quinze dias que em Curitiba e de certa forma no Brasil o assunto foi o Coritiba.

Outro exemplo: Atlético e São Paulo, final da Copa Libertadores 2005, mesmo com as duas partidas sendo realizadas longe de Curitiba, a cidade parecia estar vermelha e preta (sem ofensas a paranistas e coxas), mas era evidente o clima de ansiedade e nervosismo que tomava conta da cidade devido a outra partida histórica pro futebol paranaense, assim como é a Final da Copa do Brasil.

Sem mais devaneios e voltando ao assunto principal do texto, o futebol é sim muito influente no cotidiano das pessoas. O dia seguinte a uma vitória – pegando como exemplo novamente os times da capital - as camisetas são exibidas com orgulho pelas ruas, como um troféu, um status de vencedor. Por outro lado, quando perdem, poucos são os corajosos que exibem as suas camisetas.

Nos dias que sucedem os jogos é fácil identificar quais times ganharam e quais saíram de campo derrotado. Basta conversar com um torcedor, ou simplesmente andar pela rua e observar.

Se o seu time, qualquer seja ele, ganha no final de semana, a segunda-feira é um dia gostoso, onde tudo é maravilhoso, se o seu time ganha de goleada então, aí qualquer coisa é motivo para piada, os ônibus não parecem estão tão lotados como o habitual, a primeira aula, aquela às 7h30 da manhã não parece tão chata.

Agora se o seu time perde e vai mal no campeonato, beirando a zona do rebaixamento, o dia seguinte é um caos. Tudo parece errado, o trânsito parece estar mais congestionado, o tempo parece não passar, o dia parece cinzento.

Quantas vezes eu já me flagrei ansioso, nervoso, tenso, chateado, contente em virtude do resultado obtido pelo “meu” time. Em dias de jogo decisivo é comum estar nervoso, a hora do jogo parecer não chegar, mas quando chega é a melhor hora do mundo.

Mensagem

*

Quem Somos | Equipe | História | Parceiros | Contato Plex - WebDesign em Curitiba
Webdesign em Curitiba