Em partida válida pela 3ª rodada da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro 2011, Americana e Paraná Clube se enfrentaram no interior de São Paulo na tarde de sábado, 04/06. Os donos da casa precisavam desesperadamente de uma vitória para saírem da zona de rebaixamento, enquanto os paranistas tinham chance de chegar ao topo da tabela de classificação com um resultado positivo. Em um jogo morno, repleto de passes errados, o Americana venceu por 1×0.
Marcação forte e muitos erros de passe dão o tom do primeiro tempo
No início da partida, os donos da casa vieram com uma postura um pouco mais ofensiva. Baseando o jogo através de lançamentos pelas pontas, chegavam com força, mas sem lances de perigo. Mesmo assim, foi do Paraná a primeira oportunidade de gol. Aos 7 minutos, Wellington cobra falta. A bola passa pela barreira, parando nas mãos do goleiro Jaílson. Na seqüência, Magal leva o Americana ao ataque, cruza na área, porém ninguém alcança a bola.
Aos 19, o melhor lance da primeira etapa. Léo retoma a bola pelo Paraná, invade a área e cruza. A bola passa pelo goleiro Jaílson, flerta com a linha do gol, mas Kelvin não consegue encostar nela para completar.
Ambas as equipes abusam dos erros de passe e da marcação pesada. Kelvin é totalmente anulado pela zaga do Americana. Lances de perigo simplesmente não ocorrem. Os donos da casa só arrematam pela primeira vez aos 24 minutos, em um chute que sequer assustou Zé Carlos.
Aos 36, Wellington cobrou falta para o tricolor. A bola subiu um pouco além da conta e passou por cima do travessão de Jaílson. O badalado Dodô só foi citado em um único lance durante todo o primeiro tempo. Aos 39, experimentou de fora da área e acabou protagonizando um lance típico do quadro Bola Murcha do Fantástico. Ao final de 45 minutos mornos, um justo 0×0.
Pressão do Americana e gol de Reinaldo decidem a partida
O Paraná voltou com a mesma equipe para o início do segundo tempo. Já Toninho Cecílio sacou André Luiz e promoveu a entrada de Moacir no time da casa. Como resultado, melhora no Americana. Apesar de nos 10 minutos iniciais o jogo ter permanecido bastante truncado, os mandantes passaram a dominar as ações e foram para cima. Aos 7 minutos, Dodô tabelou dentro da área com Paulo Sérgio, recebeu na marca do pênalti e isolou a bola, perdendo a grande chance da partida.
Depois dos 25 minutos, o Paraná perdeu força ofensiva. Sem conseguir atacar e sofrendo pressão, sofrer um gol era apenas uma questão de tempo. E foi assim que ocorreu. Aos 30, Dodô puxa o Americana para o ataque. Magal recebe, trabalha a bola e cruza na cabeça de Reinaldo. Consciente, o atacante que havia acabado de entrar na partida abriu o placar: 1×0 Americana.
Após o revés, o treinador Ricardo Pinto tratou de fazer alterações. Sacou Serginho e Jefferson Maranhão e botou em campo Giancarlo e Douglas Packer. As alterações colocaram mais poder ofensivo no tricolor, que partiu para o tudo ou nada. Apesar de pressionar bastante nos 10 minutos finais, o time paranaense não conseguiu reverter o resultado. No fim das contas, derrota paranista: 1×0 Americana.
Na próxima rodada, o Americana viaja até Juazeiro para enfrentar o Icasa no próximo sábado, 11. Já o Paraná volta a campo na sexta-feira, 10, para jogar contra o Salgueiro, na Vila Capanema.
FICHA TÉCNICA
AMERICANA 1X 0 PARANÁ
Americana: Jaílson; Paulo Sérgio, Jorge Luiz, Thiago Gomes e Magal; Júlio César, Léo Silva, Marcinho (Paulinho) e Fumagalli (Reinaldo); André Luiz (Moacir) e Dodô.
Técnico: Toninho Cecílio.
Paraná: Zé Carlos; Lisa, Cris, Luciano Castán e Lima; Júnior Urso, Serginho (Giancarlo), Wellington (Rone Dias) e Jefferson Maranhão (Packer); Kelvin e Léo.
Técnico: Ricardo Pinto.
Local: Estádio Décio Vitta, em Americana (SP).
Data/Horário: 04/06/2011, às 16h20.
Árbitro: Alinor Silva da Paixão (MT).
Assistentes: Flávio Rodrigo Rubinho (MT) e Joadir Leite Pimenta (MT).
Público/Renda: pagante 1.076/ R$ 8.330,00
Cartões Amarelos: Jorge Luiz, pelo Americana; Luciano Castán e Léo, pelo Paraná.
Gols: Reinaldo, aos 30 minutos de 2º tempo pelo Americana.
