O Futebol Clube Cascavel empatou com o Grêmio Metropolitano Maringá por 0 a 0, no estádio Olímpico Regional Armando Busatto, neste domingo (22), com grande atuação do goleiro Spada. O time da casa não tinha jogadores no banco e sofreu com o cansaço e a pressão do Galo no segundo tempo, mas conseguiu somar seu primeiro ponto na Divisão de Acesso 2011.
Jogo veloz, mas com poucas chances claras de gol
O Futebol Clube Cascavel começou o jogo sentindo falta do melhor entrosamento, por conta dos poucos treinamentos realizados antes da estreia e o Grêmio Metropolitano se aproveitou disso. Durante os 10 primeiros minutos, o time de Maringá era melhor taticamente e assustava nas jogadas de velocidade com o atacante Souza. Percebendo isso, o técnico Gilberto Pereira, do FCC, subiu a marcação e o time da casa melhorou.
A primeira - e mais clara - chance de gol do Cascavel foi com Adriano, aos 21 minutos. O atacante recebeu na entrada da área e chutou a direita do gol de Rudi. O Grêmio Metropolitano respondia com as cobranças de falta do camisa 10, Giovan. Aos 25 e 28, o armador do Galo cobrou duas infrações com perigo para área, mas ambas pararam nas mãos do goleiro Spada.
O Metropolitano continuava sendo mais perigoso nas bolas alçadas, em escanteios e faltas da intermediária, enquanto o Cascavel mantinha mais a posse de bola, mas não criava oportunidades de gol. Assim, o primeiro tempo acabou mesmo 0 a 0.
Grêmio Metropolitano vai pra cima. Spada garante o empate
O técnico maringaense colocou seu time no ataque, na segunda etapa. Ivair Cenci tirou o zagueiro Sorbara, que já tinha amarelo, colocou o meia-atacante Thiago Mengarda e saiu do esquema 3-5-2 para tentar a vitória mesmo fora de casa. Os visitantes queriam se aproveitar do cansaço do time da casa, que não tinha nenhum jogador no banco e ainda sofria com Paulo Sérgio e Luis Paulo, que sairam para o intervalo reclamando de dores.
Com a alteração, o jogo mudou de figura. O insinuante Mengarda puxava as jogadas de ataque e o Grêmio Metropolitano começou a criar mais. Aos oito minutos, Giovan chutou firme e Spada espalmou pra escanteio. A resposta do Cascavel veio quatro minutos depois. Paulo Sérgio desviou o escanteio cobrado pelo meia Alex, mas Carlos Lima cortou no reflexo, praticamente em cima de linha.
Mengarda era mesmo o nome do segundo tempo e foi alvo da maior polêmica da partida. Aos 20 minutos, o meia recebeu um cartão amarelo. Até aí tudo bem, porém, ele teria recebido um cartão logo depois que entrou, aos dois minutos. O árbitro Cléber de Jesus Ausec Ludwig não deu o vermelho. Ivair Cenci percebeu o erro e tirou o atleta um minuto depois, lançando o atacante Soares e depois mais um atacante, Rodrigo.
O Cascavel sentiu a falta de substituições e o ritmo do jogo e passou a segurar o 0 a 0. Mesmo assim, conseguiu encaixar dois contra-ataques, com Doriva e Adriano, aos 23 e 27, respectivamente, mas os atletas não acertaram o último passe.
A partir dos 30, o Grêmio Metropolitano foi para cima de vez. Foram diversas bolas cruzadas na área, sempre com o goleiro Spada levando vantagem. Souza, duas vezes e Giovan pararam no camisa 1 cascavelense.
Aos 37, Wellington teve uma grande chance para o Cascavel. Carlos Lima e Márcio bateram cabeça e a bola sobrou nos pés do volante. Rudi salvou o Grêmio Metropolitano.
No final, só pressão dos visitantes. Spada segurou firme o chute de Luizinho e cortou mais 3 cruzamentos para a área do Cascavel, garantindo o empate, apesar do cansaço.
Pela segunda rodada da Divisão de Acesso 2011, o Cascavel visita agora o Nacional, em Rolândia. Já o Grêmio Metropolitano joga a primeira em casa, contra o Foz.
FICHA TÉCNICA
FC CASCAVEL 0 X 0 GRÊMIO METROPOLITANO
Cascavel: Spada; Quinho, Luis Paulo, Esquerda e André Medeiros; Tiago Soler, Wellington, Doriva e Alex; Adriano e Paulo Sérgio.
Técnico: Gilberto Pereira.
Grêmio Metropolitano: Rudi; Sorbara (Mengarda, depois Soares), Márcio e Carlos Lima; Luizinho, Rocha, Magrão, Giovan e Tiaguinho; Souza e Elton (Rodrigo).
Técnico: Ivair Cenci.
Local: Estádio Olímpico Regional Arnaldo Busatto, em Cascavel (PR).
Data/Horário: 22/05/2011, às 15h30.
Árbitro: Cléber de Jesus Ausec Ludwig.
Auxiliares: Adilson dos Santos Domingos e Sávio Bezerra de Almeida.
Público/Renda: pagante 240 / total: 278 / R$ 2.400,00
Cartão amarelo: Luis Paulo, Quinho, Esquerda e Wellington, do Cascavel. Sorbara, Souza e Thiago Mengarda, do Grêmio Metropolitano.
