Coluna do Torcedor - Nova Divisão de Acesso na vida do Foz Futebol Clube, por Bruno Zanette

Mais uma Divisão de Acesso vai começar para o Foz do Iguaçu Futebol Clube. Nos últimos cinco anos, a equipe só conseguiu a vaga na Primeira Divisão Paranaense uma vez – em 2008 – e ainda foi rebaixado logo no ano seguinte, tendo que disputar novamente a Segundona em 2010. Ainda assim, foi uma classificação polêmica, àquela de 2008, com briga no TJD-PR com o Operário por vários meses.

E o campeonato de 2011 nem começou e o Foz Futebol Clube já trocou de treinador. Pedro Caçapa pediu demissão, após a diretoria entrar em contato com Claudemir Sturion e deixá-lo de “sobreaviso” para comandar o time, caso Caçapa não chegasse a tempo a Foz do Iguaçu. Caçapa, que alegou problemas familiares, chegou a Foz com dois dias de atraso, em relação ao combinado com a diretoria. Ao chegar, deparou-se com Sturion presente no mesmo hotel no qual ficara. Era óbvio que não aceitaria.

No fim das contas, nem Caçapa, nem Sturion. O treinador será Richard Malka, o mesmo que conseguiu o acesso em 2010 com o Roma de Apucarana com uma goleada de 4 a 0 sobre o próprio Foz Futebol Clube no estádio Bom Jesus da Lapa, na última rodada.

Atualmente o elenco iguaçuense conta 28 jogadores e mais três goleiros. Alguns nomes são conhecidos da torcida. São os casos do goleiro Cléberson, do zagueiro Danilo, do lateral direito Alisson, do volante Bruno Guerreiro, entre outros. Os treinamentos são realizados em dois turnos no campo de futebol de um hotel da cidade.

A estreia na Divisão de Acesso será contra o Serrano, de Prudentópolis, no estádio do ABC às 15h30 de domingo (22). Além de Foz e Serrano, participam este ano o Toledo, Iguaçu de União da Vitória, Nacional de Rolândia, FC Cascavel, Londrina, Grêmio Metropolitano, Sport Campo Mourão e o São José. Todos buscando o mesmo objetivo que o Foz: a vaga na Primeira Divisão de 2012.

De todas as equipes, o Foz foi uma das últimas a iniciar os treinamentos. Também realizou (e perdeu) apenas um amistoso, contra o Flamengo Esporte Clube, equipe amadora de Foz, por 1 a 0 no ABC. A partida marcou a chegada de Malka a Foz e ele observou seus novos jogadores da arquibancada do estádio, ao lado do Presidente do clube Loiri Dalla Corte e o Diretor Financeiro e Administrativo Arif Osman.

O futebol profissional ficou parado por, pelo menos, nove meses em Foz. Fruto da não classificação do time para a elite do paranaense no ano passado. Pelos próximos quatro meses, saberemos se o torcedor iguaçuense poderá voltar ao estádio a partir de janeiro de 2012, ou apenas em maio do próximo ano.

_

Bruno Zanette é jornalista, de Foz do Iguaçu, e trabalha na rádio CBN local. Acompanha profissionalmente o Foz Futebol Clube desde 2008.

Mensagem

*

* Copy this password:

* Type or paste password here:

2,847 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Quem Somos | Equipe | História | Contato