Faltando apenas três semanas para o início da Divisão de Acesso 2011. Dez equipes estarão na disputa em busca das duas vagas para a elite do futebol paranaense.
Para esse ano, acredito que teremos uma das melhores, se não for a melhor Divisão de Acesso dos últimos anos, clubes de todas as regiões do Estado em busca de um sonho sendo alguns reforçados com jogadores de Primeira Divisão.
Liberação dos estádios
Além de todas as dificuldades para se manter uma equipe em atividade, os clubes tem um dos maiores obstáculos que são as liberações dos estádios para abrigar seus jogos.
Isso não é apenas em times grandes, as exigências por parte da comissão de vistorias da Federação Paranaense de Futebol deixa claro de que independente da divisão os estádios devem estar em total condição de jogo.
Os clubes tem até o dia 12 de maio, que são dez dias antes do início da competição para deixar sua “praça esportiva” em plenas condições. E vamos ser realistas, tem clubes que estão pensando seriamente em desistir da competição na última hora em função desse obstáculo.
Público
O público da Divisão de Acesso é bastante limitado, primeiro pela competição ser considerada pequena pelos mais exigentes e segundo pela concorrência da televisão dos jogos do Campeonato Brasileiro. Mas o torcedor de verdade que gosta do time local deixa tudo de lado e vai prestigiar seu clube que principalmente na Divisão de Acesso vive praticamente dos valores arrecadados das bilheterias.
Montagem atrasada
Um fator que chama muita a atenção e não podemos cobrar é a formação dos elencos sempre na última hora. Até o fim de abril podemos dizer que a equipe que está mais adiantada seria o Foz do Iguaçu praticamente com o grupo já fechado, o restante ainda em montagem aguardando também a vinda de jogadores da Primeira Divisão e de outros Estados.
Apesar de todas essas dificuldades torço para que tenhamos uma boa competição e que não termine nos Tribunais como é de praxe! Mas para quem gosta de muitas emoções. Seja bem-vindo à Divisão de Acesso 2011!
__
Coluna do Torcedor por Luciano Queiróz
