Quiseram os deuses do futebol que a última partida do Campeonato Paranaense 2011 reservasse uma ironia indesejável aos torcedores de Paraná Clube e Cascavel. As duas equipes, já rebaixadas com antecedência, se enfrentaram neste sábado no Estádio Olímpico Regional, antecipando um duelo já marcado para a Divisão de Acesso 2012. Para um público de 35 pagantes, o Paraná Clube venceu a partida de virada com um gol de Rafael Vaz aos 47 minutos do segundo tempo e agora aguarda decisão da justiça para permanecer na Série Ouro do Paranaense.
Primeiro tempo com poucas emoções e placar fechado
O primeiro fato da partida já deu mostras de como seria o confronto entre as duas equipes já rebaixadas com antecedência no Campeonato Paranaense 2011. O meia Kinho, do Cascavel, se contundiu logo no primeiro minuto, e sem médicos do clube para lhe atender, ele teve de ser atendido pelos médicos paranistas. E para piorar a situação, os donos da casa tinham apenas dois reservas no banco. Porém, logo o meia voltou ao jogo.
Após isso o que se viu foi uma partida melancólica, com as duas equipes sem motivação para estar em campo. O Paraná, melhor no jogo, teve sua primeira boa chance apenas aos 14 minutos. Lima recebeu a bola, deu um chapéu no zagueiro Marcelo, e na hora de finalizar foi desarmado pela zaga.
Um minuto depois, em um rápido contra ataque o Cascavel conseguiu o escanteio, e na tentativa de cabeça a bola passou muito perto da meta de Thiago Rodrigues. Aos 32 minutos, Léo bateu forte de fora da área, assustando o goleiro Gustavo, que só acompanhou o lance.
Aos 42 minutos, o Cascavel chegou até a marcar o primeiro gol da partida, mas o árbitro Fábio Marcos Zoccante assinalou impedimento de Alan.
Depois do lance, o jogo seguiu sem grandes chances até os minutos finais da partida.
Frango de Thiago Rodrigues e virada paranista no último minuto
Na etapa final o Cascavel mostrou mais vontade para definir a partida. Mesmo sem levar perigo ao goleiro Thiago Rodrigues, os donos da casa tomaram a iniciativa do jogo e foram para cima do Paraná, que apenas assistia o Cascavel jogar.
E o gol do Cascavel não demorou a sair. Aos nove minutos do segundo tempo Jean cobrou a falta com força, o goleiro paranista Thiago Rodrigues tentou encaixar a bola, mas acabou aceitando.
Depois do gol, a partida caiu ainda mais o ritmo, que já estava fraco, e o Paraná visivelmente desmotivado desde o começo, parecia ter abandonado de vez o jogo.
O Cascavel permanecia melhor em campo, mas aos 22 minutos o Paraná Clube demonstrou que ainda estava vivo. Léo arriscou de longe, obrigando o goleiro Gustavo a fazer uma grande defesa.
Aos 30 minutos, também em cobrança de falta, o Paraná chegou à igualdade. Lima cobrou falta fechado, a bola atravessou toda a área e foi no cantinho direito do goleiro Gustavo.
Após o gol, o Tricolor se motivou um pouco mais, e aos 47 minutos de jogo, Rafael Vaz, que entrou no segundo tempo, marcou de cabeça o gol que garantiu a vitória paranista na despedida do Campeonato Paranaense 2011.
O Tricolor agora aguarda o resultado do julgamento do Rio Branco, que pode perder de 4 a 22 pontos na competição. Caso o Leão da Estradinha seja punido, o Paraná escapa do rebaixamento para a Divisão de Acesso 2012.
FICHA TÉCNICA
CASCAVEL 1×2 PARANÁ
Paraná: Thiago Rodrigues; Paulo Henrique, Luciano Castán, Rodrigo Defendi e Lima; Anderson (Henrique), Luiz Camargo e Douglas Packer (Renato); Diego (Rafael Vaz), Léo e Kelvin.
Técnico: Ricardo Pinto.
Cascavel: Gustavo; Kelvin, Alex, Marcelo, Leo e Barbosa; Bruno, Alexandre, Alan e Kinho; Jean.
Técnico: Joel Costa.
Local: Estádio Olímpico Regional, em Cascavel (PR)
Data/Horário: 30/04/2011, às 18h30.
Árbitro: Fábio Marcos Zoccante.
Assistentes: Celso Galvan e Everson de Souza.
Cartões Amarelos: Kelvin, Leo e Alan do Cascavel. Luciano Castan, Rodrigo Defendi, Lima e Léo do Paraná.
Cartão Vermelho: Rodrigo Defendi, do Paraná.
Gols: Jean, do Cascavel, aos 9 minutos do segundo tempo e Lima, do Paraná, aos 30 minutos do segundo tempo e Rafael Vaz, do Paraná, aos 47 minutos do segundo tempo.