Se depender do retrospecto do técnico Ricardo Pinto contra times que não estão nas principais divisões do futebol nacional a torcida Tricolor pode ficar um pouco mais tranquila. Afinal são 74% de aproveitamento, sendo seis vitórias, dois empates e uma derrota, incluindo os jogos contra o Gurupi, do Tocantins, pela Copa do Brasil e também sobre o Corinthians-PR e o Rio Branco.
Essa estatística pode ser um alento, já que o Paraná tem pela frente duas equipes do interior pela frente, Arapongas e Cascavel e a necessidade da vitória em ambos os jogos é extrema. A única derrota do técnico no comando do time pelo Paranaense 2011 foi contra o Paranavaí, por 4 x 2, no Waldemiro Wagner. O retrospecto melhora quanto entram na conta somente os jogos na Vila Capanema, foram cinco vitórias nos cinco confrontos contra equipes do interior.
Somando-se os 13 jogos que o técnico esteve à frente do Tricolor, foram seis vitórias, dois empates e cinco derrotas, 51% de aproveitamento. Para os jogos restantes a missão do time e também de Ricardo Pinto é converter esses números e resultados para fugir do rebaixamento.
E para o primeiro desses dois jogos, contra o Arapongas, Ricardo Pinto tende a repetir a escalação do jogo contra o Iraty. Com a provável volta de Anderson ao banco de reservas. O lateral-esquerdo Henrique e o volante Maycon Freitas ainda se recuperam de contusões e devem ficar à disposição apenas contra o Cascavel.
