Pela penúltima rodada do Paranaense 2011, Paraná e Arapongas se enfrentam na tarde deste sábado, a partir das 15h30 na Vila Capanema. No duelo, uma equipe luta por uma vaga em um campeonato nacional, enquanto a outra briga desesperadamente contra o rebaixamento.
Papeis invertidos?
Na classificação geral, o Arapongas ocupa a quinta posição, com 30 pontos. Seis pontos o separa do Operário, primeira equipe do interior no estadual, e um ponto do Cianorte, quarto colocado. Já o Paraná, com 19 pontos, é o penúltimo na tabela, na frente apenas do Cascavel, já rebaixado. Com dois pontos a mais, o ACP é o adversário mais próximo do Paraná na tábua de classificação.
O tricolor - sete vezes campeão Paranaense - precisa de duas vitórias para sair da zona de rebaixamento, enquanto o Arapongas, recém-chegado à Primeira Divisão - após vinte anos fora - necessita de dois triunfos para conquistar uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série D.
Trio de Ferro tropeçando frente ao Arapongão
A equipe da cidade dos pássaros vem fazendo história no Campeonato Paranaense. Na primeira rodada, derrotou o Atlético na Arena (tabu de 10 anos quebrado, já que o rubro-negro não perdia em estreias no estadual desde 2001).
Ao lado do próprio Paraná, foi a única equipe a tirar pontos do, até o momento, invencível Coritiba, quando empatou por 1 gol na quinta rodada da primeira fase.
Se repetir a vitória do primeiro turno, onde bateu o Paraná por 1 a 0, decretará o histórico rebaixamento do tricolor da vila para a Divisão de Acesso.
Só a vitória interessa
A equipe voltou aos treinamentos nesta terça-feira, e os atletas se mostraram confiantes. Perguntado se a derrota desanimou o elenco, o meia Wellington garante que não. ‘Aumentou ainda mais a nossa responsabilidade, então é se preparar bem neste início de semana para chegar lá e buscar os três pontos’.
Autor do gol de honra na derrota por 2 a 1 para o Rio Branco, Luciano – artilheiro da equipe – prefere não pensar nas contas, apenas no jogo de sábado. ‘Independente da briga pelas vagas, nós temos que fazer nosso papel e buscar um resultado positivo’.
O zagueiro Gustavo espera um jogo difícil, já ‘que as duas equipes precisam do resultado. ‘A gente tem que ter muita inteligência, e se não der pra ganhar o jogo, pelo menos trazer um ponto, que vai ser muito importante e dará uma tranquilidade para a próxima partida dentro de casa’, contra o Roma.
Além do resultado positivo, a alviverde precisa de um tropeço do Cianorte, que recebe o já rebaixado Cascavel. ‘Não podemos deixar de somar pontos, pois na classificação geral será muito importante’, completa o defensor.
Observando os confrontos de Cianorte (Cascavel e Coritiba), o técnico Toninho Moura avalia sua situação como mais complicada. ‘Não temos mais a zona de conforto, agora dependemos de um insucesso do adversário. Não adianta ficar chorando pelo que já passou, e temos que adquirir forças para enfrentar o que vem pela frente’.
Arbitragem
Pela terceira vez, Heber Roberto Lopes vai apitar uma partida do Arapongas. O árbitro da FIFA dirigiu dois jogos do alviverde neste estadual, ambas bem longe de Arapongas, e contra times da capital.
A primeira aconteceu na abertura do campeonato, quando o time do norte bateu o Furacão na Arena da Baixada. A segunda também aconteceu em Curitiba, porém, desta vez o resultado foi negativo para o Arapongão: derrota por 1 a 0 para o Corinthians-Pr, com um gol de pênalti aos 44 minutos do segundo tempo.
