A partida entre Roma e Cascavel no Estádio Bom Jesus da Lapa era decisiva para ambas as equipes. Os donos da casa precisavam da vitória para se distanciar da zona de rebaixamento, já os visitantes davam seus últimos suspiros na competição para evitar o rebaixamento com três rodadas de antecedência. Com boas jogadas de velocidade, o Roma garantiu a vitória por 2×1, rebaixou o Cascavel para a segundona, e respirou aliviado na briga pelo rebaixamento. Já os visitantes, amargaram a queda para a divisão de acesso do Paranaense de 2012.
Pressão do Roma no primeiro tempo, mas placar se manteve fechado
Quase rebaixado na competição, o Cascavel precisava da vitória para evitar a queda já nessa rodada e iniciou o jogo assustando a equipe do Roma no estádio Bom Jesus da Lapa, em Apucarana. Mas bastaram apenas cinco minutos para o time da casa impor o seu ritmo. Com boas jogadas de ataque, o Roma criou grandes oportunidades de gol. O atacante Neno, cara a cara com o goleiro Veloso, desperdiçou uma ótima chance, acertando um forte chute no travessão.
Precisando da vitória para se distanciar da zona de rebaixamento, o Roma pressionava o Cascavel. Logo aos nove minutos, Alex teve mais uma boa chance para equipe da casa, porém, Veloso fez boa defesa. Após o lance, o Roma criou outros grandes lances, mas parou na tarde inspirada do goleiro adversário.
Aos 16 minutos, mais uma boa chance para o Roma. Luis Paulo deu mais um forte chute, contudo, novamente a bola atingiu o travessão. Com muito nervosismo em campo, o Roma tentava boas jogadas, mas pecava no momento das finalizações. Aos 23 minutos, outra boa jogada. Rogerinho recebeu na cara do gol, mas Veloso se antecipou bem no lance. Em seguida, Warley teve duas grandes chances, mas o goleiro do Cascavel, inspirado, fez outras grandes defesas.
Após um bombardeio da equipe da casa nos minutos iniciais, o Cascavel conseguiu se organizar em campo, e mesmo chegando pouco, assustou o goleiro Rudy nas chances que teve. Gustavo teve uma boa oportunidade aos 27 minutos, mas também pecou na hora de finalizar. Entretanto, não demorou muito para o Roma dar a resposta. No contra-ataque, Rogerinho perdeu uma chance inacreditável para a equipe da casa, mandando por cima do gol.
Com o jogo aberto, o Cascavel assustou diversas vezes o goleiro Rudy nos contra-ataques, em boas jogadas de Gustavo. Porém, mesmo com grandes chances criadas dos dois lados, a etapa inicial terminou em 0×0. No intervalo, o técnico do Cascavel saiu reclamando muito das faltas marcadas a favor do Roma, já a equipe da casa reclamou de um pênalti não marcado a seu favor.
Segundo tempo com pênalti perdido, gol aos 44 minutos e final de jogo dramático
A etapa final começou com o Roma mantendo o forte ritmo do primeiro tempo. Recuado, o Cascavel apenas assistiu a equipe da casa ir para cima. E diferente da etapa inicial, em que o Roma criava chances, mas pecava na finalização, dessa vez o Roma chegou ao gol logo aos cinco minutos. Warley recebeu ótimo cruzamento da direita e de cabeça mandou para o fundo das redes. A bola ainda quicou no chão e bateu no travessão antes de entrar.
Após o gol, o Roma ganhou tranquilidade na partida, e Rogerinho aos 17 minutos teve uma grande oportunidade para definir o jogo em cobrança de pênalti. Doriva roubou bem a bola, deu um bom passe para Warley, que driblou o goleiro adversário e sofreu o pênalti. Na cobrança de Rogerinho, Veloso fez uma grande defesa.
Com a chance desperdiçada pela equipe da casa, o Cascavel cresceu no jogo. Aos 21 minutos, Sidiclei teve uma oportunidade incrível de empatar o jogo. Após a cobrança de escanteio, o meia cabeceou forte, muito perto da meta do goleiro Rudy.
Melhor no jogo, o Cascavel buscou como pôde o gol de empate, mas em apenas três toques na bola, o Roma ampliou a vantagem. Em um lance que saiu dos pés do goleiro Rudy na cobrança de tiro de meta, e terminou com um desvio que deixou Danielzinho na cara do goleiro Veloso, o atacante bateu forte e rasteiro no canto esquerdo do gol adversário. Na comemoração, ele levou cartão amarelo por levantar a camisa.
Aliviados no jogo, os donos da casa passaram a administrar a vantagem de dois gols. Porém, aos 44 minutos da partida, o Cascavel valorizou ainda mais a vitória da equipe de Apucarana. Em uma cobrança de falta brilhante, Jean Carlos diminuiu o marcador, e deu finais dramáticos ao jogo. O cascavel ainda foi em busca do empate, mas o Roma se segurou bem e garantiu a vitória, rebaixando os visitantes para a divisão de acesso do Paranaense 2012.
Na próxima rodada o Roma recebe o líder Coritiba novamente no Estádio Bom Jesus da Lapa, já o Cascavel joga em casa contra o Corinthians-PR, apenas para cumprir tabela.
FICHA TÉCNICA
ROMA APUCARANA 2 X 1 CASCAVEL
Roma: Rudy; Cassiano, Luís Paulo (Danilo), Robenval e Rogerinho; Eurico, Doriva, Alex e Lira (Cipó); Neno (Danielzinho) e Warley.
Técnico: Richard Malka.
Cascavel: Veloso; Rafael, Fernando, Bruno e Gustavo; Sidiclei, Diego Corbari (Wellington), Alan (Kim), Jean Carlo; Jean e Irineu.
Técnico: Joel Costa.
Local: Estádio Bom Jesus da Lapa, em Apucarana.
Data/Horário: 10/04/2011, às 15h30.
Árbitro: Rogério Menon da Silva.
Assistentes: Fábio Gazarini Silva e Alexandre Cavalcanti de Souza.
Público/Renda: 669 pagantes/R$ 4.180,00
Cartões amarelos: Luís Paulo e Danielzinho pela equipe do Roma e Veloso pela equipe do Cascavel.
Gols: Warley aos 5 e Danielzinho aos 25 minutos do segundo tempo para o Roma e Jean Carlos aos 44 minutos do segundo tempo para o Cascavel.
