Para muitos, o campeonato estadual serve apenas para avaliação, um período de testes para saber quais jogadores poderão permanecer no clube para o restante da tempoarada, principalmente na disputa do Campeonato Brasileiro. Assim está sendo feita a análise dos times que disputam o nacional. E o Atlético parece levar isso ao pé da letra.
O Furacão entrou em campo 16 vezes neste ano. Um número baixo, já que o Campeonato Paranaese sequer acabou. Além disso, a preparação do elenco começou há menos de dois meses - no dia 06 de janeiro, no CT do Caju. Mesmo assim, as avaliações continuam. Basta ver o número de atletas que já entraram em campo com a camisa atleticana.
Se somar todos os jogadores que estão no clube, com os que já saíram, o resultado será alto: 30. O número causa mais espanto ao analisar que o clube teve 36 jogadores em 2011. Ou seja, apenas seis não jogaram: os goleiros Santos e Rodolfo, o lateral-direito Raúl, o volante Róbston e os atacante Marcelo e Thiago Santos.
Mas o número deve aumentar ainda mais, já que no início deste mês, o volante Róbston foi contratado pelo clube e só aguarda a publicação do seu nome no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF para ficar à disposição. Além disso, a diretoria trabalha para contratar mais jogadores e regularizá-los até esta quarta-feira (16) - data que se encerra o prazo de inscrições para o Estadual.
Mas de todos os jogadores que entraram em campo, alguns já nem fazem mais parte do elenco. Antes de anunciar Róbston, o lateral direito Marcos Pimentel e o atacante Thiago Santos deixaram o clube. Thiago sequer chegou a entrar em campo pelo Atlético. Na última sexta-feira (11), mais quatro atletas foram dispensados pela cúpula rubro-negra. E segundo a própria diretoria, mais jogadores podem deixar o Atlético.
Em relação ao número de jogadores que vestiram a camisa rubro-negra na temporada, em apenas três meses do ano, três goleiros diferentes passaram pela meta atleticana. Número igual ao de treinadores do clube no ano.
Confira os jogadores que entraram em campo pelo Furacão em 2011:
Goleiros: João Carlos, Silvio * e Renan Rocha
Laterais-direitos: Wagner Diniz e Marcos Pimentel *
Zagueiros: Gabriel, Manoel, Rafael Santos, Flávio e Bruno Costa
Laterais-esquerdos: Paulinho e Héracles
Volantes: Alê, Claiton, Fransérgio, Vitor, Deivid e Kleberson
Meias: Branquinho, Madson, Paulo Baier, Gabriel Pimba, Jenison, Héverton e Iván González *
Atacantes: Lucacs, Guerrón, Federico Nieto, Wescley * e Henan *
* Jogadores dispensados
