O Iraty está atualmente na quarta colocação da tabela do Campeonato Paranaense 2011 após oito rodadas realizadas. Com 58% de aproveitamento e 14 pontos ganhos, a equipe venceu quatro jogos, obteve dois empates e duas derrotas.
O clube está executando uma bela campanha nesta primeira fase do torneio e ainda tem chances matemáticas de conseguir o título, além da Taça de Campeão do Interior, a qual foi conquistada pelo time no ano passado.
No dia 16 de fevereiro, o Azulão estréia na Copa do Brasil jogando em casa contra o Grêmio Prudente. A partir daí, a equipe terá que enfrentar duas competições ao mesmo tempo. O Iraty joga contra o Operário e o Paranavaí fora de casa, ainda pela primeira etapa do estadual.
Em entrevista concedida ao Redação em Campo, o goleiro Renato Souza falou um pouco sobre as duas competições e seu compromisso com o Azulão:
O que você está achando do desempenho da equipe no Campeonato Paranaense?
Dentro do projeto desenvolvido pela equipe, estamos conseguindo uma bela campanha. E está tudo dentro do planejado.
O que pode melhorar no time? Você acredita no titulo de Campeão do Interior novamente em 2011?
Sempre tem uma coisa ou outra em que podemos melhorar. Mas em particular não tem muito. É mais na questão como um todo, no entrosamento da equipe. Depende como vai correr o Campeonato. Acredito sim, que podemos alcançar o titulo novamente. E enquanto matematicamente possamos ganhar o Paranaense eu continuo acreditando.
Qual a maior dificuldade que a equipe vai enfrentar durante este campeonato?
Agora no primeiro turno a dificuldade foi com a tabela que não é favorável para nós, que temos sete jogos fora, mas mesmo assim estamos conseguindo fazer uma bela campanha. Acredito que o problema maior são os adversários mesmo. Não importa se é da capital ou do interior, mas os times têm uma estrutura boa e jogadores bons.
E qual é a sua expectativa para a Copa do Brasil?
Este é outro projeto do clube. Essa é a minha segunda oportunidade de participar da Competição (sendo a primeiro jogando belo Bragantino, em 2008). A Copa do Brasil é de mata a mata e tem que dar 100% em cada jogo pra poder ganhar. O nosso primeiro adversário, o Grêmio Prudente, está indo mal no Paulistão, mas todos sabem que esta é uma competição bem difícil. Após o jogo do Paraná – no sábado (12) - a equipe vai se concentrar mais na Copa mesmo.
Você concorda que dá pra usar o Paranaense como preparação para a Copa? Em relação ao nível técnico da equipe?
São competições diferentes. O Paranaense tem muita pegada e a Copa tem um estilo diferente, com times do Brasil inteiro. Eu acredito que não seja tão puxado, mas o desempenho da nossa equipe é formado com união e força de vontade.
Até quando vai o seu contrato? Você pretende renovar com o clube?
O meu contrato vence em dezembro de 2011. O meu pensamento agora é no campeonato. Eu não fui procurado por nenhum outro time ainda, mas com conversa acredito sim em renovar o meu contrato. Mas agora o foco são as competições.
