Hoje escrevo um pouco sobre Durval Leal de Souza. Um narrador que tinha prestigio com a torcida do Coritiba, aliás ele torcia pelo Coxa, mas era respeitado pelas outras torcidas.
Começou cedo no rádio, na Marumbi, e trabalhou com Rinoldo Cunha, Curi Salíba, Nelson Soares, Sadi Ivo Pezi, Bruno Simon, entre outros. Desempenhou seu papel de produtor, narrador e comentarista em outros prefixos de Curitiba. Lembro que nosso encontro foi no ar, em 77, quando ele trabalhava em Maringá, na Cultura, na época do Galo Guerreiro, lembram? Na ocasião ele fez um free-lancer para a B2.
Dono de uma bela voz, tinha uma narração rápida e clara, e dava emoção até em lateral. Não tenho certeza, mas acho que foi no final de 78 quando ele voltou à Curitiba e ingressou na Equipe Positiva de Hidalgo e Lombardi.
Muito crítico, chegou a criar problemas para os seu comandantes. Certa vez disse que em Pato Branco só tinha índios e a torcida local que acompanhava a Clube pelas ondas curtas ficou furiosa…e o Durval demorou muito para voltar àquela cidade. Em outra oportunidade criticou o Atlético. Na época o Rubro-negro tinha como presidente Walmor Zimermann e a B2 foi proibida de transmitir os jogos.
Por algum tempo,o Durval foi o porta voz da torcida do Coritiba junto ao presidente Evangelino da Costa Neves.
Maringá
Quando trabalhou em Maringá, Durval passou pela Difusora. Certo dia, o comandante da Cultura, Ferrari Jr, pediu a um menino, hoje jornalista, Angelo Rigon a contactar com o Durval para um encontro, que aconteceu no restaurante Cereja. Durval, aceitou a proposta e trocou de prefixo. Lindofo Silva seu ex-patrão e padrinho de casamento em represália mandou buscar o presente de volta. Durval e esposa ficaram sem a geladeira.
Durval Leal, o gago ou maquininha, como era conhecido nos deixou há 11 anos e pra recordar algumas de suas frases:
“A bola passou muito reeeeenteee ao pau direito do goleiro Jairo ”
“E quandoa bola beijou os cordeis de fulando, foi pra marcar o primeiro gol da partida…..”
Durval Leal ficará sempre na memória dos seus amigos e colegas de profissão.

Durva Leal, não foi só isso Carlos Kleina, Durval foi por 02 anos apresentador, comentarista do nosso Programa Recanto Alviverde e Assessor do Dep.de Relações Exteriores do Coritiba, do qual nós eramos comandante nos anos de 1988/89 e apresentador do jantar de 80 Anos do Glorioso e deixou a todos nós a saudade de uma grande voz e uma grande alma, que só prejudicou a si mesmo. Que bela voz…..
Parabens pela lembrança desta Homenagem
FMM - Marianinho