Na tarde desta segunda-feira, o presidente do Atlético, Marcos Malucelli, reuniu a imprensa para tirar algumas dúvidas. Segundo ele, recebeu vários telefonemas para tratar de diversos assuntos e preferiu fazer de forma aberta, para esclarecer vários assuntos.
Durante quase uma hora, Malucelli respondeu há praticamente todas as perguntas. O mandatário explicou as saídas do volante Chico e do goleiro Neto. Também confirmou que o zagueiro Rhodolfo deve estar de saída do Furacão nas próximas horas e o destino deve ser a Espanha.
Alem disso, fez questão de comentar que não vai ser candidato à reeleição e chegou ao clube para cumprir seu mandato. O presidente afirmou que o clube está com apenas mais duas negociações pendentes. Outros casos dos jogadores do Atlético, Copa do Mundo e outros assuntos foram tratados por Marcos Malucelli, que não deixou de dar uma apimentada na rivalidade com o Coritiba. Depois de questionado sobre o que disse o presidente do Coritiba, Jair Cirino (afirmando que o maior prazer era vencer o Atlético), afirmou que o Rubro-Negro esta muito na frente do rival.
Acompanhe a entrevista do presidente do Atlético.
Rhodolfo
A proposta já veio no final de semana. Está conosco e só estamos esperando que seja oficializada. Já aceitamos, porque estava de acordo com o que a gente queria. Depois disso, vou passar a informação. É da Espanha e nessas próximas 24 horas estará oficializado e deverá ir para a Espanha.
Renovação do goleiro Santos
O procurador dele está sendo procurado. Não sabemos quem é. Ele sempre diz que tem que falar com o procurador, mas até hoje não se apresentou. Estou considerando a saída dele já no final do contrato, em março. Por isso estamos trazendo o Silvio, justamente para completarmos os três goleiros do plantel. Como não podemos depender do procurador, que nem sabemos quem é, já trazemos outro para se ambientar com o clube.
Bruno Mineiro
Ele tem contrato com o Atlético. Salvo apareça uma proposta que seja do interesse do clube. Tivemos uma consulta do Sport, mas quando pedimos um valor pelo empréstimo, o Sport achou que era muito caro. Se vier uma proposta que entendamos satisfatória, vai sair e contrataremos outro.
Manoel
Conversando com o Manoel e com o empresário, fizemos cumprirem o contrato. Se não quiser cumprir, deposita a multa e vai embora no mesmo dia.
Neto na Fiorentina
Não pretendíamos negociá-lo. Surgiu uma proposta no início de dezembro. O empresário nos procurou e passou o valor. Disse que não queríamos discutir qualquer valor para liberá-lo. O Neto esteve conosco e fez um apelo para que facilitássemos agora e não mais para frente. Ele achava que era o momento e não sabia se surgiria outra oportunidade. Ele insistiu muito. Pedimos um valor que seria razoável pro clube. Como a Fiorentina chegou nesse valor, liberamos, com a condição de que manteríamos um percentual. Foi discutido esse valor e acordamos em 25%. O Atlético vendeu por 3,5 milhões de euros e fica com 25%.
Saída de Chico
Ele ia ficar livre em 1º de agosto, não ia trazer beneficio algum pro clube. Não queria renovar o contrato. A opção de renovação já exercemos no ano passado, chegou no limite de cinco anos de contrato. Entre ficar livre no dia 1º de agosto ou agora, preferimos receber uma indenização. Não sei para onde está indo. Vamos receber uma indenização de R$ 500 mil e uma participação de 15% nos direitos econômicos.
João Carlos e Batata
Já conversei com o João Carlos. Estive com ele pessoalmente na semana passada, iniciei um diálogo para renovação antecipada. E já conversei também com o empresário do Batata e já estamos bem avançados. Pretendo que o Atlético antecipe a renovação ainda esse semestre, pra não ficarmos com essa pendência em 2012.
Dinheiro das vendas
(O Atlético) Vai cumprir suas obrigações de janeiro a dezembro de 2011: R$ 4,5 milhões por mês. Multiplicado por 12, mais 13º de atletas, mais despesas extras. Não é porque entrou oito, dez milhões que vamos sair gastando e depois não ter para pagar durante o ano. Ano passado, em agosto, pagamos metade do 13º de todos os funcionários e em novembro completamos dos funcionários e pagamos todos os atletas. Saíram daqui no inicio de dezembro com 13º recebido, salário de novembro, férias. Isso que temos que fazer.
Cáceres
Fizemos uma consulta ao clube dele (Cerro Porteño) e tivemos uma resposta. Estamos estudando a viabilidade de trazê-lo. Não posso dizer que vai chegar amanhã, depois de amanhã, porque estamos na fase preliminar de conversação. Mas poderá não se concretizar, não chegamos em números e não sei da condição física dele, porque o Cerro esteve aqui esses dias e ele não participou da pré-temporada e dos amistosos.
Reforços
A única negociação pendente é a do Mazola. O Carpegiani disse que não iria utilizá-lo e agora que ia usar. Vi que utilizou no jogo de ontem e a única pendência é essa. Se o Carpegiani não vai usar o Mazola ele viria para o Atlético.
Parceria com a Umbro
Temos uma cláusula de confidencialidade. Não podemos revelar esses valores. Nem da Umbro, nem da Philco. Se fizermos isso, ficaremos sujeito a multa e até rescisão de contrato. Posso dizer que são números bons para o futebol paranaense. Se fosse comparar com o eixo Rio-São Paulo, não é nada. Mas temos que ver que o orçamento deles é três, quatro vezes superior que o nosso. Pra nós foi um bom contrato. Nos fornecem todo o material, desde as escolhinhas. Atendeu os interesses do Atlético e mantém uma parceria que dura 15 anos. Recebemos duas propostas. Avaliamos, mostramos pra Umbro e chegamos a um consenso de permanecer com eles, que tem nos atendido muito bem.
Paranaense 2011
Todos têm chances, mesmo os que perderam. A expectativa é a melhor possível, de disputar o título, e nem pode ser diferente. Não pode fazer uma avaliação pelo jogo de ontem, com dez dias de treinamento. Não foi uma boa apresentação. Foi uma derrota merecida, mas (o Arapongas) fez por merecer a vitoria. Temos que nos recuperar contra o Corinthians porque vamos disputar o título.
Eleições
Não sou candidato e não serei. Acho prematuro falar sobre isso (candidaturas). Penso que discutir eleições de dezembro acaba esvaziando o próprio mandato que está vigente. Quanto aos nomes, descarto qualquer um. Gostaria de apoiar alguém da situação e apoiaria com todo meu esforço, mas não tenho candidato. Dependendo (do candidato), é bem possível que faça campanha sim. Não me interesso pela reeleição porque não sou cartola, não vim aqui para me eternizar no Atlético, vim aqui para cumprir o mandato de três anos, com a maior dignidade possível, como estou tentando fazer.
Timemania
Prejuízo financeiro nenhum. Não vai implicar em que tenhamos que tirar um centavo do caixa do clube nos compromissos diários. Só lamento que ficamos em 21º por falta de maior número de apostas, porque quem aposta são os torcedores. Sempre ficamos em uma posição próxima ao 20º colocado do ranking. Tivemos uma conduta da Caixa, com a qual não concordo. Ela antecipou o concurso 172, que seria do dia 1º de janeiro, para o dia 31 de dezembro e sem consulta prévia, determinou que esse concurso deveria ser computado no ranking de 2010. Acho que a Caixa não agiu corretamente. Posso dizer que estamos estudando a viabilidade de discutir isso, ainda que judicialmente, com a Caixa. O Atlético não vai se entregar à uma determinação qualquer. Pretendemos seguir à diante com essa demanda, porque entendemos que o ranking de 2010 alcançava até o sorteio de número 171. E o concurso 172 seria de 2011 e assim deve ser computado. Serve como exemplo o próprio ano de 2010. O primeiro concurso era dia 2 de janeiro. A Caixa não antecipou para 31 de dezembro de 2009. Ela simplesmente não realizou o concurso, passou a fazer só o seguinte. Se em 2010 ela não antecipou o concurso, porque em 2011 antecipou? Está sendo incoerente com a própria decisão anterior. Tenho a impressão de que nos favorece e se a Caixa não reconsiderar a decisão, vamos discutir isso judicialmente.
Federação Paranaense de Futebol
O Atlético já mandou ofício para a Federação pedindo que nos descriminassem as taxas que estaríamos devendo. Mandaram muitos papéis, tivemos que selecionar para saber do que se tratava. Com muito trabalho, conseguimos, item por item, demonstrar que nada daquilo era devido, estava tudo pago. Se deram a entrada não sabemos. Mas o Atlético pagou tudo e tinha comprovante. O Atlético não é devedor de um centavo à Federação. Nós temos um credito com a Federação, que ultrapassa os 10 milhões de reais. Então fazemos penhora da parte dela, em todos os borderôs de todos os jogos que ela tem para receber. Temos penhora também das taxas que a gente tinha para pagar. A Federação desconta e nós creditamos na demanda judicial que temos com ela.
Rivalidade com o Coritiba
O Coritiba está mais fraco que o Atlético há muitos anos. Penso que temos uns 10 anos na frente do Coritiba. Não é jogo de primeira rodada que o Coritiba é mais forte que o Atlético. Meu prazer continua sendo, não o de ganhar ou perder do Coritiba, mas ter um Atlético forte, o melhor time do Estado, de maior torcida, maior poderio econômico financeiro e patrimonial.
Torcida Organizada
Nunca disse que não entrariam mais. Vão continuar entrando com uniformes, com uma bandeira cada um e o que nós vamos exigir é comportamento dentro do estádio. Temos uma comissão de ética, que já funcionou, suspendendo algumas pessoas. Estão proibidos de virem em determinado número de jogos. O Atlético não tem nada com seus torcedores, o problema é o comportamento. Essa discórdia, eles têm que resolver. Se não for por bem, que resolvam por mal, mas não aqui dentro. Isso é problema de polícia lá fora. Se chegarem a via de fatos serão punidos e aí poderemos chegar a outras atitudes.
Copa do Mundo
O projeto arquitetônico está com 80% concluído e vai indo para as outras empresas, para os demais projetos. Está em andamento e, pelo que nos dizem, até o final do mês teremos todos os projetos concluídos. Aí sim vamos poder orçar a obra, porque hoje o que temos são análises. Depois disso vamos licitar para ver quem são os interessados na construção.
Estádio
Opções são os quatro estádios de Curitiba: Vila Capanema, Couto Pereira, Pinheirão e o Boqueirão. A escolha não tem ainda. Ano passado conversei com o Paraná e o presidente Aquilino (Romani), colocou os estádios à disposição, mas não passou disso.
