Jogo corrido no primeiro tempo
O Coritiba jogando para fechar bem o ano. O Guaratinguetá, para fugir da Série C. Ninguém ganhava nada ficando na defesa. O jogo começou aberto. Logo aos 7 minutos, Léo Silva do Guaratinguetá chutou de longe, a bola desviou na cabeça de Pereira e tirou Edson Bastos da jogada. 1×0 para o time visitante. Mas não deu tempo nem de comemorar. Na saída de bola Rafinha arrancou pela direita e tocou para Enrico conferir na pequena área. 1×1. Aos 10, quase veio a virada Coxa: Marcos Aurélio pegou firme na bola depois de um bate rebate na área e obrigou o goleiro Saulo a fazer uma bela defesa.
Mas quem esperava que o Alvi-Verde começasse a se impor se surpreendeu quando, aos 15 minutos, Galiardo chutou firme da intermediária e contou com a falha de Edson Bastos para colocar o time paulista novamente na frente. O Coritiba partiu com tudo pra cima, abrindo espaços para os visitantes. Depois de outras duas boas intervenções do goleiro Saulo, o Guaratinguetá chegou ao terceiro gol aos 28, depois de uma roubada de bola no meio campo. Régis carregou e tocou para Marcinho fuzilar de perna esquerda.
Com o placar adverso, o Coritiba começou a se irritar com o comportamento dos jogadores do time paulista, que tentavam segurar o jogo já no fim da primeira etapa. Mesmo assim, o Guará quase chegou ao 4º gol aos 44 minutos, quando Régis chutou forte de dentro da área. Edson Bastos defendeu.
Alívio paulista
Como era de se esperar, o técnico Ney Franco colocou o time no ataque. Willian entrou no lugar de Ângelo, enquanto Jéci deu lugar ao atacante Geraldo. Com as mudanças, o Coritiba ensaiou uma pressão, que não deu resultados imediatos pela falta de inspiração do ataque, pela boa postura defensiva do Guaratinguetá e, principalmente, pela boa partida do goleiro Saulo, destaque do jogo.
Porém, aos 33, ao sair para defender uma bola cruzada, o goleiro do Guará tocou em Leonardo. O árbitro marcou pênalti. Marcos Aurélio bateu no canto direito e diminuiu o placar. O gol, entretanto, não fez com que o Coxa, já em clima de férias, fosse com tudo para cima e buscasse o empate. Até o fim da partida, foram apenas alguns lances esporádicos, abafados pela defesa paulista.
Melhor para o Guartinguetá, que com o placar escapou do rebaixamento para a Série C. Para a torcida Coxa-Branca, os gritos de “É campeão!” ecoando pelas arquibancadas do Couto Pereira ofuscaram a derrota. Era hora de dar adeus à segunda divisão.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 2 X 3 GUARATINGUETÁ
Coritiba: Edson Bastos; Cleiton, Pereira e Jeci(Geraldo); Ângelo(Willian), Leandro Donizete, Léo Gago( Bill), Rafinha e Enrico; Marcos Aurélio e Leonardo.
Técnico: Ney Franco.
Guaratinguetá: Jaílson; Jorge Luiz, Gustavo Bastos e Éverton; Régis, Célio(Goebber), Galiardo, Léo Silva Marcinho( Eder) e Renato Peixe;Jhon( Serginho).
Técnico: Edinho Nazareth
Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR).
Data/Horário: 27/10/2010, às 17h.
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL).
Auxiliares: José Jaime Rocha Bispo (AL) e Wladson Silva de Oliveira (AL).
Cartões amarelos: Leandro Donizeti, Léo Gago, Rafinha (Coritiba); Léo Silva, Célio, John, Saulo, Marcinho, Serginho (Guaratinguetá).
Gols: Léo Silva, aos 7 do primeiro tempo, Galiardo, aos 15 do primeiro tempo e Marcinho aos 28 do primeiro tempo, para o Guaratinguetá. Enrico, aos 8 do primeiro tempo e Marcos Aurélio aos 33 do segundo tempo para o Coritiba.
