quinta-feira, 1 de julho de 2010

Copa: Prévia Brasil x Holanda

Por Thiago Siva - Curitiba na Copa

Considerados favoritos antes do início da Copa do Mundo da FIFA por causa de suas campanhas excelentes nas eliminatórias, Brasil e Holanda garantiram vaga nas oitavas de final com uma rodada de antecedência, lideraram seus grupos com relativa tranquilidade e vêm de boas vitórias no primeiro duelo eliminatório: enquanto os holandeses tiveram dificuldade para bater a surpreendente Eslováquia por 2 a 1, a Seleção passou pelo Chile como quis ao fazer 3 a 0.

Brasil e Holanda não são adversários dos mais recorrentes, mas têm tradição de se encontrarem em ocasiões decisivas. Nas três vezes em que se enfrentaram em Copas do Mundo, uma das duas equipes saiu eliminada: em 1974, a Laranja Mecânica de Johan Cruyff fez 2 a 0 e mandou o então campeão mundial Brasil de volta para casa; já nas edições de 1994 e 98, foram os brasileiros que levaram a melhor, respectivamente nas quartas de final e semifinais.

Famosos historicamente por seu futebol ofensivo, flertando às vezes até com a irresponsabilidade, tanto brasileiros quanto holandeses hoje têm outra cara. A mesma cara: de uma equipe sólida, com habilidade e velocidade na frente, mas que prefere esperar pela ação do adversário para usar essa arma nos contra-ataques. O duelo, além de ser decidido no talento de gente como Kaká, Arjen Robben, Dirk Kuyt e Robin Van Persie, promete entrar na esfera tática de Dunga e Bert Van Marwijk.

Fonte: FIFA

0 comentários:

Postar um comentário