Por Mauro Berg
O Atlético bem que tentou, mas com uma fraca partida, e pouco futebol, acabou sucumbindo-se diante do Fluminense.
O jogo começou muito lento, o Tricolor jogava melhor e mantinha-se o tempo todo no campo de ataque. Aos 17 minutos surgiu à primeira chance clara de gol, Maicon surgiu pela esquerda e cruzou rasteiro, Fred, de carrinho teve apenas o trabalho de empurrar a bola pro fundo das redes.
Após o gol, o time carioca relaxou um pouco na partida. O técnico Antônio Lopes, obrigado (Rafael Miranda se lesionou) colocou Renan na partida. O Atlético cresceu na partida, mas parou nas mãos de Rafael, que pegou dois lances claros de gol, primeiro de Nei, logo em seguida de Wallyson. O Flu quase chegou ao segundo gol, com uma meia-bicicleta, Maicon quase marcou, mas Galatto defendeu no susto. O placar manteve-se o mesmo até o final da primeira etapa. 1 x 0 Fluminense.
O segundo tempo começou melhor para o rubro-negro. O Furacão mudou sua postura tática com a entrada de Alex Mineiro. Jogando no 4-3-3, o time paranaense lançou-se ao ataque, tinha maior volume de jogo, mas, 18 minutos em um contra-ataque rápido, Maicon com um belo gol, fez o segundo do Flu.
Depois do segundo gol, o time carioca recuou-se e passou apenas a administrar o resultado. O Furacão não conseguia encaixar bons contra-ataques, e como em quase toda a partida sem poder ofensivo. Lopes optou pela entrada de Marcelo no lugar de Renan. E foi ele quem descontou para o Atlético. Aos 38, após boa jogada de Alex Mineiro, o jovem atacante atleticano apenas teve o trabalho de bater rasteiro, sem chances para o goleiro Rafael.
O rubro-negro tentou fazer o segundo, pressionou a equipe carioca, mas não conseguiu o empate. A derrota acende a luz amarela na Baixada, o risco do rebaixamento ainda existe. Agora o time espera afastar de vez o fantasma, no sábado às 19:30 diante do Cruzeiro, em Curitiba.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2 x 1 ATLÉTICO-PR
Fluminense: Rafael; Gum, Dalton e Digão; Mariano, Diguinho (Maurício), Dieguinho (Marquinho), Conca e Diogo; Maicon (Tartá) e Fred. Técnico: Cuca.
Atlético Paranaense: Galatto; Manoel, Rhodolfo e Everton (Alex Mineiro); Nei, Valencia, Rafael Miranda (Renan) (Marcelo), Paulo Baier e Alex Sandro; Wesley e Wallyson. Técnico: Antônio Lopes.
Gols: Fred aos 17 minutos do primeiro tempo; Maicon aos 18 minutos e Marcelo aos 38 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Rhodolfo e Manoel (Atlético-PR); Gum, Digão e Diguinho (Fluminense)
Craque Redação em Campo: Fred. O atacante do Flu, mais uma vez marcou e ajudou a equipe carioca a vencer e a cada vez mais sair da temida zona do rebaixamento, agora são 10 gols em 10 jogos.
Perna-de-Pau Redação em Campo: Wesley. Jogando na frente o jogador atleticano teve uma atuação completamente apagada, apenas fazendo número em campo.
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) Data: 15/11/2009. Público: 52.511 pagantes / 55.030 presentes Renda: R$ 534.916,50
Árbitro: Salvio Spinola (Fifa-SP). Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira (SP) e Vicente Romano (SP)
