Após correr riscos de rebaixamento, Avaí alcança melhor campanha da sua história na Série B

Depois de cair para a Série B do Brasileirão em 2015, o Avaí começou 2016 com problemas financeiros e dentro das quatro linhas, o que refletiu em uma campanha irregular no Campeonato Catarinense, onde a equipe azurra quase foi rebaixada. Com o final do estadual e a chegada do técnico Silas, no lugar de Raul Cabral, o foco se voltou para o Campeonato Brasileiro, porém, o cenário seguia conturbado, com a saída do então presidente, Nilton Macedo Machado, o vice Francisco José Battistotti acabou assumindo, mesmo sem a aprovação da torcida. O inicio da segundona também foi complicado para o Leão, que com números negativos terminou o 1º turno com 23 pontos, apenas três conquistados fora de casa, tendo sofrido 23 gols e marcado 20, e estando a cinco pontos do Z4.
O torcedor avaiano se mostrava desacreditado com um possível acesso, e já começava a fazer as contas pela permanência, mas, o que ele não esperava, era uma incrível reação do time azul e branco na segunda metade da competição, onde o começo foi difícil. O Avaí estreou no returno com derrota em casa, perdendo para o Bahia por 3 a 0, resultado que culminou na saída de Silas para a chegada de Claudinei Oliveira. Na sua apresentação, o novo treinador deu um discurso realista, ressaltando que o time teria que, naquele momento, buscar se distanciar do Z4, agora, com o reforço do zagueiro Betão, e o retorno do capitão e camisa 10, Marquinhos, recuperado de lesão no joelho sofrida no final de 2015.
Comandado pelo auxiliar técnico Evando Camillato, o Leão derrotou o Sampaio Corrêa fora de casa, por 2 a 0, conquistando a sua primeira vitória longe da Ressacada. Na rodada seguinte, o novo comandante estreou à frente da equipe, em duelo diante do Luverdense-MT, pela 22ª rodada do torneio, e começou bem, vitória por 2 a 1, deixando a zona de rebaixamento cada vez mais distante. Um dos pontos fracos do time azul e branco durante o turno foi a defesa, setor que Claudinei Oliveira conseguiu trazer consistência, o que resultou em uma sequência de mais sete partidas sem derrotas, sofrendo apenas um gol, anotando 12, e com a inserção no G4 se concretizando.
As nove rodadas finais foram um misto de ansiedade e alegria para a torcida azurra, o Leão seguia bem, sofreu apenas uma derrota neste período, e conquistou o acesso com uma rodada de antecedência, após derrotar o Londrina por 1 a 0, no Estádio do Café, com gol de Diego Jardel. O Avaí se despediu da Série B com empate em 1 a 1 diante do Brasil de Pelotas, concluindo a melhor campanha da sua história na competição, terminando com 66 pontos, emplacando o vice-campeonato do torneio e criando expectativas positivas para 2017.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.