Avaí Futebol Clube 93 anos: De Santa Catarina para o Brasil

Em comemoração aos 93 anos de fundação do Avaí Futebol Clube, o Redação em Campo produziu uma matéria especial para contar um pouco mais sobre a ascensão da equipe no cenário catarinense, além de relembrar a conquista do Campeonato Brasileiro da Série C de 1998, titulo mais importante da história do Leão da Ilha, que é representado pela estrela dourada no escudo do clube. Confira:
O inicio da equipe azul e branca
Tudo começou em meados de 1923, na cidade de Florianópolis, mais precisamente, na Rua Frei Caneca, localizada na região de Pedra Grande, atual bairro Agronômica, onde garotos jogavam futebol aos finais de semana em uma pequena equipe amadora. Os rapazes foram presenteados com um kit de ”ternos”, como eram popularmente conhecidos os uniformes, pelo comerciante Amadeu Horn, que, por se tratar de um apaixonado por Remo, escolheu as listras azuis e brancas para compor os conjuntos, homenageando as vestimentas do Clube Náutico Riachuelo, potencia do Remo Catarinense.
Após alguns dias, os integrantes resolveram oficializar a equipe, até que, em 1º de setembro daquele ano, em uma reunião realizada na casa do próprio Amadeu, ficou decidida a fundação do clube, que iria se chamar Independência, porém, Arnaldo Pinto de Oliveira, um dos fundadores, que chegara atrasado no encontro, alegou que o nome era muito grande, então, deu a sugestão de Avahy (que com a reforma ortográfica se transformaria em Avaí), homenageando a ”Batalha do Avaí”, episódio marcante da ”Guerra do Paraguai”, confronto ocorrido entre 1864 e 1870. Assim, o nome mudou para Avahy Foot-ball Club, e, posteriormente, Avaí Futebol Clube, como é conhecido até hoje, além disso, foi feita a escolha de Amadeu Horn para ser o primeiro presidente do time.
Primeiro Campeão Catarinense
Um ano após a sua fundação, em 1924, o Avahy, juntamente com outras equipes da capital catarinense, foi um dos pioneiros na criação da Liga Santa Catharina de Desportos Terrestres (LSCDT), que é a atual Federação Catarinense de Futebol (FCF). Neste mesmo ano, ocorreu o Campeonato Citadino de Florianópolis, que é considerado como a primeira edição do torneio estadual, a competição, que foi disputada por seis equipes, teve o Leão da Ilha como campeão, feito que, naquela década, ainda iria se repetir em 1926, 1927 e 1928.
Campeão Brasileiro da Série C

Homenagem feita pelo Avaí aos campeões de 1998, em outubro de 2013. Foto: Jamira Furlani/Avaí Oficial
Após seguir sendo uma potencia em Santa Catarina, o Avaí buscava alçar voos também no cenário nacional, missão difícil, mas que foi cumprida no ano de 1998, com o titulo inédito da Série C do Brasileirão. Com a base do time campeão estadual em 1997, a equipe azurra começou bem a competição, terminado a primeira fase na liderança do seu grupo e conquistando a vaga para os playoffs. Nos 16 avos de final, o time azul e branco perdeu a partida de ida para o Caxias-RS, por 3 a 2, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS), mas conseguiu reverter a desvantagem na Ressacada, derrotando o adversário por 2 a 0, nas oitavas de final, um 4 a 0 em Florianópolis praticamente selou a classificação diante do Santo André-SP, empatando em 1 a 1 na partida de volta.
As quartas de final foram dramáticas para o torcedor avaiano, após empate em 2 a 2, fora de casa, diante do Brasil-RS, o Leão vencia no Estádio da Ressacada por 2 a 1, mas aos 45′ da segunda etapa, um gol contra do zagueiro Rogério Prateat levou a partida para a disputa de pênaltis. Na marca da cal, o goleiro César Silva conseguiu defender duas cobranças, que, somadas as quatro batidas certeiras de Titi, Grizzo, César Souza e Altair, deram ao Leão a vitória por 4 a 2 nas penalidades, assegurando a vaga na última fase do torneio. No quadrangular final, que era disputado em turno e returno, a equipe azurra conquistou o titulo antes mesmo da ultima rodada, após somar nove pontos em em cinco partidas, a derrota para o São Caetano, fora de casa, por 1 a 0, não tirou o brilho da boa campanha do Avaí, que se sagrou Campeão Brasileiro da Série C, primeiro na história de Santa Catarina.
A base da equipe comandada pelo técnico Roberto Cavalo contava com: César Silva; Edinho, Rogério Prateati, Altair e César Souza; Luiz Fernando, Titi, Dão e Grizzo; Humberto e Paulo César.
Preserve o jornalismo e cite a fonte ao copiar. Se diploma não vale nada, a ética deve servir. Pelo bem do jornalismo. Equipe Redação em Campo.